Cine Movimenta Centro celebra Dia da Consciência Negra com o filme "1798 - Revolta dos Búzios" e inaugura nova temporada
O Cine Movimenta Centro exibe uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra. Durante a sessão que acontece na terça-feira (19), às 19h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, serão exibidos os filmes "Egum" e "1798 – Revolta dos Búzios".
Com entrada gratuita, a sessão contará com comentários de Gal Novato, historiadora e antropóloga afro-brasileira, especialista em estudos de povos tradicionais quilombolas, e professora de História da África da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
As exibições marcam também a inauguração da terceira temporada do projeto, realizado nos Centros de Cultura de Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna e Porto Seguro, além do Colégio Modelo, em Guanambi.
Filmes
Dirigido por Yuri Costa, "Egum" utiliza o gênero horror noire para abordar questões sociais e históricas, acompanhando a história de um jornalista que retorna à casa da família após a trágica morte do irmão e se depara com mistérios sobrenaturais relacionados à saúde de sua mãe. Inspirado pelo pensamento de Frantz Fanon, o filme reflete sobre os medos reais e simbólicos enfrentados pelas comunidades negras no Brasil, marcadas pelo genocídio e pelo abandono.
Já "1798 – Revolta dos Búzios", dirigido por Antônio Olavo, resgata um dos mais importantes episódios de resistência negra no país ao narrar o levante de homens negros contra o governo colonial, em defesa de uma república democrática livre da escravidão. Baseado nos "Autos da Devassa" e fruto de 13 anos de pesquisa, o filme preserva a memória de uma luta revolucionária por liberdade e igualdade.
1798 – Revolta dos Búzios