Estudantes da UESB são premiados na quarta edição do Prêmio Abapa de Jornalismo
Sete alunos e três professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) foram premiados na quarta edição do Prêmio Abapa de Jornalismo, que aconteceu na noite de ontem (12), em Salvador. Os estudantes foram contemplados na categoria Jovem Talento, que abrange modalidades como escrita, podcast e reportagem em vídeo.
O prêmio é resultado de uma visita realizada pelos discentes, em agosto, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do estado, local onde ficaram durante alguns dias e conheceram a sede da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Na ocasião, os estudantes deveriam produzir um produto jornalístico, podendo escolher entre texto, áudio ou vídeo, relacionado à produção do algodão na Bahia.
Estudantes e professores da Uesb mostram os prêmios vencidos durante a celebração. Foto: Instagram/@pedronovaesp
Além da Uesb, outras seis universidades da Bahia, públicas e particulares, enviaram alunos do curso de Jornalismo para o projeto, totalizando em um grupo de 81 pessoas.
Na modalidade escrita, o estudante Pedro Henrique Pereira Novaes, da Uesb, ficou em primeiro lugar com o trabalho “Aviação agrícola: tecnologia e qualificação profissional revolucionam cotonicultura baiana”. Após receber o prêmio, Pedro fez uma publicação em seu perfil do Instagram e compartilhou um pouco da sua experiência. “Me faltam as palavras para descrever o tamanho desta conquista em minha vida, o que eu sinto está para além da gratidão neste momento. Primeiramente a Deus, pois sei que é Dele que vem todos os troféus de minha vida”, comentou.
Pedro Henrique segurando o Prêmio que recebeu durante o evento. Foto: Instagram/@pedronovaesp
Já na modalidade podcast, João Vitor Barbosa Pires, também da Uesb, ficou em terceiro lugar com o produto “Algodão Baiano: a fibra que conecta a Bahia ao mundo da moda”. Vitor também foi agraciado na modalidade de vídeo reportagem sobre o algodão e a mudança na vida dos trabalhadores, em co-autoria com Kássia Rafaella Leite e Lêda Lima. Em seu discurso, o aluno agradeceu aos professores que o orientaram durante a produção dos trabalhos.
Da esq. para dir.: Carmen Carvalho, coordenadora do curso de Jornalismo, João Vitor Barbosa, Kássia Rafaella Leite e Lêda Lima. Foto: Instagram/@vitorbareal
Ainda na modalidade de vídeo reportagem, o trio formado por Ana Carolina Souza, Ellen Mafra e Mariana Martins ficou em segundo lugar com o trabalho “Algodão sustentável: nada se perde, tudo é aproveitado”. Mariana descreveu a experiência como “uma noite muito especial” e dedicou o prêmio para as pessoas que fizeram parte da sua trajetória. “Agradeço a todos que me apoiaram e à minha equipe, sem a qual nada disso teria sido possível. Sabemos muito o sabor dessa vitória, e meninas vocês são incríveis. Obrigada por embarcar nessa aventura comigo!”, escreveu.
Já Ellen afirmou que o Jornalismo sempre esteve intrínseco na sua personalidade e também agradeceu às colegas de trabalho. “2024, estando no meu quarto semestre da faculdade, recebi meu primeiro prêmio como uma estudante de comunicação. Obrigada minhas amigas Mariana e Carol, esse prêmio é nosso. E, claro, obrigada a todos aqueles que sonham comigo e me apoiam todos os dias. Sem vocês na minha vida, nada faria sentido”, disse.
Da esq. para dir.: Ellen Mafra, Mariana Martins, Danilo Duarte, orientador e professor da Uesb, e Ana Carolina Souza. Foto: Instagram/@mariwna.w