Novembro Azul: UniFG promove Semana da Saúde do Homem e oferta serviço de rastreamento de câncer de próstata
Foto: Divulgação
Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, foi criada a campanha Novembro Azul, que promove ações voltadas para o diagnóstico precoce e a quebra dos tabus relacionadas à doença. “Importada” da Austrália, a campanha chegou ao Brasil através do Instituto Lado a Lado Pela Vida, em 2008.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima que em 2022 cerca 65.840 novos casos de câncer de próstata serão registrados. Caso seja descoberto precocemente, as chances de cura podem chegar a 90%.
Com objetivo de orientar a comunidade de Guanambi, a UniFG promove a Semana de Saúde do Homem, com palestras, limpeza bucal, massagem corporal e uma das ações mais importantes, o rastreamento do câncer de próstata.
O evento acontece nos dias 1, 3 e 4 de novembro. Alunos sob orientação de professores realizarão as ações nas especialidades de Estética, Odontologia, Medicina e Psicologia. As ações serão realizadas no Centro Integrado de Saúde e Serviços UniFG, localizado na Rua Vasco da Gama, 317, Centro, Guanambi.
“A Semana da Saúde do Homem é um serviço de extrema importância para a população. Através das nossas ações será possível orientar os homens sobre essa doença que afeta muitos brasileiros, que tem muitas vezes preconceito e até medo de ser diagnosticado através de exames. Queremos ressaltar que quanto antes for descoberto, maiores são as chances de cura”, ressaltou Bárbara Pestalozi, coordenadora técnica do Centro Integrado de Saúde e Serviços da UniFG.