Empresário de Barra do Choça é referência nacional no ramo da charcutaria artesanal

Pequena indústria é a primeira do segmento no estado a obter certificado de inspeção da Adab

Herança familiar, produtos artesanais, registro industrial. Esses são os ingredientes que formam a Tradição Alimentos, primeira indústria de pequeno porte de charcutaria brasileira a ter o certificado de inspeção da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) no Estado.

A empresa teve início há 23 anos, quando pai e filhos vendiam linguiças artesanais na feira livre mas, logo depois, resolveram ampliar os negócios.

“Essa empresa surgiu com iniciativa do meu pai e meu irmão. Então meu pai faleceu e eu assumi a fábrica. Estamos há 23 anos produzindo mas, há cerca de três anos, muita coisa mudou”, lembra o empresário Alexandro Rocha, proprietário da empresa.

Há cerca de três anos, uma equipe da Adab foi até à fábrica para realizar uma vistoria. Foi identificado que o empresário poderia ter o registro de inspeção. “Estamos comemorando a vitória de termos esse registro e poder empreender, mesmo que pequenos, aplicando tecnologia, inovação e oferecendo um produto com segurança alimentar para o consumidor”, destacou o empresário.

Além do registro, o empresário também obteve grandes avanços no que se refere à precificação, tecnologia e inovação. Por meio de capacitações e viagens oferecidas pelo Sebrae, Alexandro pôde conhecer outros negócios e aplicar iniciativas de tecnologia que favoreceram aumento do faturamento.

“Tínhamos uma perda de produtos muito grande aqui na fábrica. O Sebrae nos proporcionou viagens e consultorias e, desde então, acreditamos mais e aplicamos tecnologia e inovação dentro da empresa. Hoje, temos todos os produtos cadastrados em um sistema. Conseguimos compreender quais são os custos e fazer o controle financeiro. Em uma análise do último ano, tivemos uma economia de 12 mil reais”, afirmou.

Referência Nacional

A história de sucesso de Alexandro Rocha se tornou referência para outros estados. Durante o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, o ENEL, realizado pelo Sebrae em Vitória da Conquista, no mês de julho, as linguiças artesanais da Tradição Alimentos foram expostas e vendidas nos stands.

Um grupo de produtores de Olendina, município que fica na divisa do estado do Sergipe, conheceu o produto, se interessou pelo sabor e tecnologia aplicada e resolveu fazer uma visita à fábrica em Barra do Choça, neste mês de setembro.

De acordo com Rafael Fontes, secretário de Agricultura de Olendina, as características de Barra do Choça são muito semelhantes ao município sergipano e as tecnologias aplicadas na Tradição Alimentos podem gerar mais emprego e renda para o município.

“Queremos levar essas novidades para o município, para caso o produtor se interesse, nós termos conhecimento e tecnologia para eles. Nosso município não tem tantos empregos, então esse conhecimento pode gerar novos postos de trabalho na zona urbana e rural”, destacou.

Para Bruno Cruz, analista do Sebrae e gestor do projeto Indústria 360º, as iniciativas aplicadas pelo empresário foram importantes para o amadurecimento da empresa e novas ações devem ser implementadas.

“A partir das ações, a Tradição Alimentos alavancou seus resultados com foco, principalmente, no controle de custos da produção e maior organização dos processos, bem como a certificação de inspeção, consolidando o movimento da empresa de acesso à novos mercados. Além disso, o Sebrae, através do Comércio Brasil, está apoiando a empresa no acesso à novos compradores”, concluiu.

Comentários


Instagram

Facebook