Neoenergia Coelba alerta para cuidados com a eletricidade nas residências
Foto: Reprodução
A segurança em nossa residência está, também, no cuidado ao usar os eletrodomésticos. Já na aquisição o consumidor deve estar atento ao selo de segurança do Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que precisa acompanhar o eletrônico. Assim, estará assegurada a qualidade e conformidade as regras de segurança estabelecidas na legislação brasileira.
A atenção deve ser redobrada nas instalações elétricas da residência e na utilização dos equipamentos no dia a dia. O mau uso ou até um descuido pode levar o choque, mesmo na utilização de aparelhos aparentemente inofensivos como uma máquina de lavar ou o secador.
“A partir de uma pequena quantidade de corrente elétrica, na ordem miliamperes, o corpo humano já poderá sofrer efeitos indesejáveis e que poderão causar dor e descontrole muscular, o que impedirá que se afaste do condutor que está liberando o choque. Já para correntes elétricas e exposições maiores, os efeitos poderão ser mais graves, podendo causar, queimaduras e até mesmo a morte”, ressalta o gerente de saúde e segurança da Neoenergia Coelba, Hugo Vidal.
Para reforçar a segurança na utilização dos eletrodomésticos em casa, a Neoenergia Coelba separou algumas dicas:
Uso dos Eletrodomésticos
-
Muitos líquidos são grandes condutores de energia elétrica e assim, formam uma péssima combinação, pois além de poder danificar os aparelhos levando a curtos-circuitos, pode ocorrer um choque. Evite utilizar eletrodomésticos com as mãos molhadas, ou próximos a poças d'águas.
-
A fiação da residência deve ser adequada, bem instalada e com boas conexões. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado indicam problemas que precisam ser corrigidos imediatamente.
Notebook
-
Sempre utilize o seu notebook apoiado em uma superfície lisa como mesa ou bancadas, assim é possível garantir que seu computador esteja numa posição que permita ao sistema de arrefecimento trabalhar com toda a sua capacidade.
Aparelhos celulares
-
Não utilize o celular enquanto ele estiver carregando; utilize o carregador e cabos originais do aparelho.
-
As diferentes configurações de voltagem e amperagem entre modelos podem oscilar em equipamentos de marca similar.
Benjamins
-
Nunca sobrecarregue seus benjamins com uma corrente de energia que eles não são capazes de suportar. Isso pode gerar um superaquecimento e ser o pontapé inicial para um grande incêndio.
-
Verifique a corrente nominal do “T” antes de ligar os objetos, a maioria permite uma corrente de 13 amperes (A), mas alguns são classificados em apenas 10 A ou menos. Assim, não conecte aparelhos que, juntos, irão exceder a corrente máxima indicada.
Ar-condicionado
-
Utilize o ar-condicionado em apenas uma tomada (nunca conecte outros aparelhos na mesma).
-
Para os aparelhos que são ligados diretamente na tomada não se deve utilizar benjamins, conhecidos popularmente também como ‘T’, evitando o superaquecimento e curtos-circuitos, o que pode danificar a instalação elétrica da sua casa.
-
Caso perceba parte do fio do equipamento desencapado ou o isolamento inadequado, chame um técnico. O isolamento dos cabos possui como finalidade confinar campos elétricos, permitindo um sólido aterramento de cabos tornando-o seguro, reduzindo o risco de choques elétricos e curtos que podem dar início a focos de incêndio.
Chuveiro elétrico
-
Não mude a chave de regulagem da temperatura enquanto toma banho, pois se houver vazamento de corrente elétrica, o risco de levar um choque é muito grande e pode ser fatal.
-
Instale o fio-terra corretamente, de acordo com a orientação do fabricante.