Centro de Cultura estreia a 1ª edição da Mostra Volante
Fonte: Cartazes de divulgação dos filmes “Arrebol” e “Posso Perder os Beijos Mais Tristes Esta Noite” / Mosca Volante
Na última sexta-feira, estreou a primeira edição da Mostra Volante, evento que possibilitou a exibição de curtas e videoclipes produzidos por profissionais do interior da Bahia. Além disso, prévias de novas produções do cineasta Duba Rodrigues, diretor de “Arrebol”, um dos dois curtas que foram exibidos na ocasião, também puderam ser assistidas.
A estreia da noite ficou por conta do filme Posso Perder os Beijos Mais Tristes Esta Noite, dirigido por Dâmaris Cainã. A sinopse do curta é simples: durante uma tarde, um casal (Lara Pires e Alex Oliveira) se vê diante de questionamentos sobre como seria a vida caso um deles tivesse aceitado uma oportunidade de trabalho em outra cidade, colocando em discussão os sentimentos e qual a perspectiva de futuro que eles enxergam um no outro.
O olhar da diretora, e também roteirista da produção, é sensível. A narrativa aqui proposta visa compreender que por mais que uma relação possa ser baseada em confiança e amor, a vida continua repleta de incertezas, principalmente quando se trata dos caminhos que são percorridos, mas também dos que não foram escolhidos. A estreia como diretora de um projeto audiovisual de Cainã certamente me deixa empolgado para as novas produções que estão por vir da cineasta.
A segunda exibição da noite ficou por conta de Arrebol. O curta conta a história de um vampiro que diante da morte do seu parceiro, um retratista que cumpria a função de reafirmar a existência do companheiro não-humano através da arte, busca alguém que possa substituir esse papel na sua vida. A produção mistura elementos de horror e comédia em meio à catarse de sentimentos do vampiro Delfim (Luiz D’Luzia) após a morte do companheiro Milton (Aramis Trindade) e durante as noites que seguem depois da sua partida.
Arrebol é a coloração meio avermelhada, meio alaranjada, que caracteriza o nascer e o pôr do sol. No filme, a escolha estética de ser preto e branco reforça a ideia por trás da busca de um autorreconhecimento da existência de Delfim, que passa a entender que seria um caminho sem fim se não fosse os retratos realizados por Milton, aquele que repintara seus dias pretos e brancos em novos tons de cores. Um verdadeiro arrebol na vida da personagem de D’Luzia.
O filme assinado pelo diretor e roteirista Duba Rodrigues é um sucesso também fora do território baiano. O filme venceu na categoria de Melhor Curta-Metragem de Horror na 16ª edição do prêmio Cinefantasy, Festival Internacional de Cinema Fantástico realizado no Centro Cultural de São Paulo no dia 14 de setembro do ano passado. Além disso, Arrebol também é vencedor conquistou o título de Melhor Filme de acordo com o público da 9ª edição do CineBauru - Mostra Sagarana de Cinema, também em setembro de 2025.
Vitória da Conquista é casa de inúmeros talentos do audiovisual brasileiro, isso é fato que não resta dúvidas. A realização dessas produções só foi possível graças a existência de editais de fomento à cultura e às artes, tais como a Política Nacional Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo. A exibição dos curtas no Centro de Cultura foi gratuita, mediante apenas à arrecadação de 1kg de alimento por pessoa na entrada do prédio. Iniciativas como essa são importantes porque materializam, no maior centro cultural do interior da Bahia, as políticas públicas que possibilitam a contínua criação e lançamento de novos nomes no mercado das artes e do audiovisual, além de movimentar a cena cultural e da economia criativa da cidade.
Posso Perder os Beijos Mais Tristes Esta Noite e Arrebol são exemplos de produções de qualidade, oriundas de financiamento público e gestão independente, que somente são possíveis através do incentivo cultural fornecido pelo Estado, reforçando a importância de políticas exclusivas e essenciais para a circulação de novas obras produzidas diariamente no Brasil.
A Mostra Volante é um coletivo de artistas que se encontraram através da formação no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É possível assistir aos curtas citados e outras produções do pessoal através do site oficial (moscavolante.com.br/).








