Abel Ferreira reclama de barriga cheia!
O técnico Abel Ferreira e seu auxiliar João Martins no banco de reservas. Foto: Marcos Ribolli
No último domingo (11), o Palmeiras venceu o São Paulo pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, jogando em casa na Arena Barueri. Com a vitória no Choque-Rei, o time alviverde permaneceu na liderança do campeonato, em primeiro lugar com 19 pontos, dois à frente do vice-líder Flamengo.
A equipe de Abel Ferreira vive um bom momento: além da liderança no Brasileirão, já está classificada para as oitavas de final da Copa Libertadores após vencer os quatro jogos que disputou na fase de grupos. Apesar da boa fase, o técnico português parece sempre incomodado na beira do gramado. Durante o clássico, como de costume, fez críticas à arbitragem e recebeu cartão amarelo, ficando suspenso para o próximo jogo, já que estava pendurado. Mas não parou por aí: aos 16 minutos do segundo tempo, Abel insistiu nos protestos e acabou expulso com cartão vermelho direto.
Entretanto, ao ser expulso, saiu correndo em direção ao vestiário e, com muito ódio, quase derrubou o cinegrafista da transmissão da Rede Globo. O cinegrafista, que quase perdeu o equilíbrio, poderia ter caído em direção às escadas do vestiário. Do lado do São Paulo, Zubeldia, também como de hábito, é um técnico bastante rude com a arbitragem. Inclusive, os times do Choque-Rei lideram o ranking de comissão técnica com mais cartões amarelos e vermelhos no campeonato até aqui. Mas não vou falar do argentino hoje, muito pelo momento que vive o tricolor, que claramente, em termos de elenco, possui um desnível muito grande em relação ao Palmeiras. Inclusive, esse foi o principal fator que fez o alviverde sair com a vitória do clássico.
Voltando a falar de Abel Ferreira: até quando? Em termos de elenco, este é o melhor Palmeiras treinado pelo português, que tanto insistia em reforços. Além disso, reitero: o time vive um excelente momento, e certas atitudes são simplesmente inexplicáveis. A arbitragem do Brasil é péssima, isso é fato. No entanto, além do histórico ruim envolvendo sua conduta agressiva com a arbitragem, o treinador claramente não está disposto a melhorar nesse quesito. Na súmula oficial, o árbitro Rafael Klein expulsou o técnico por dizer a seguinte frase: 'P*** que o pariu, isso é uma vergonha'. Vale lembrar que, antes disso, ele já havia recebido o cartão amarelo.
Abel Ferreira, na minha opinião, é o maior técnico da história do Palmeiras, mas isso não lhe dá o direito de ser tão irresponsável em suas atitudes na beira do campo. Ontem, apesar da vitória, poderia ter acontecido uma tragédia. Além disso, o treinador vai desfalcar o time paulista na próxima rodada fora de casa contra o Red Bull Bragantino, que atualmente é o 3º colocado do campeonato, com a mesma quantidade de pontos que o Flamengo.

Talles Rocha
Estudante de Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e narrador esportivo. À frente do canal Talles Rocha, no YouTube, com análises e opinião sobre futebol.@talles.rocha1 (Instagram)