A Fórmula 1 voltou com tudo!
Na madrugada deste domingo (16), a nova temporada da Fórmula 1 teve início com o Grande Prêmio da Austrália. Esta será a última edição sob o atual regulamento de desenvolvimento de carros, que passará por mudanças significativas a partir de 2026, com veículos mais leves, compactos e velozes.
Imagem: Formula 1/X
Lando Norris (McLaren) venceu o primeiro Grande Prêmio do ano em uma corrida marcada por chuva intensa e abandonos precoces, incluindo os de pilotos estreantes. Logo na volta de apresentação, o franco-argeliano Isack Hadjar (Racing Bulls), em sua estreia, perdeu o controle do carro, colidiu e abandonou a prova antes mesmo do início oficial. Já na primeira volta, o australiano Jack Doohan, também estreante, se envolveu em um acidente, assim como Carlos Sainz Jr (Williams). O bicampeão Fernando Alonso (Aston Martin), Liam Lawson (Red Bull) e Gabriel Bortoleto (Sauber) também não concluíram a corrida.
Após sete anos, o Brasil volta a ter um representante na elite do automobilismo. Gabriel Bortoleto, apesar de não ter concluído a corrida, não decepcionou. O brasileiro, que largou na 14ª posição, chegou até a 47ª volta, mas acabou perdendo o controle do carro e rodando na pista. O último piloto titular do país na categoria foi Felipe Massa, pela Williams, em 2017.
Quem decepcionou de fato foi a Ferrari. Na estreia da dupla dinâmica, Charles Leclerc terminou em oitavo lugar, enquanto o heptacampeão Lewis Hamilton completou a prova apenas na 10ª posição. Correndo em casa, o australiano Oscar Piastri, da McLaren, também integra a lista de frustrações: ele saiu da pista na 44ª volta e finalizou em nono lugar.
Em busca do penta consecutivo, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, fez uma corrida segura e alcançou seu 113º pódio na carreira, terminando em segundo lugar. Com George Russell em terceiro, a Mercedes divide a liderança do ranking de construtores com a McLaren.

Talles Rocha
Estudante de Jornalismo pela Universidade Estadual da Bahia (UESB), narrador esportivo e fundador do canal Gol a Gol no YouTube.@tallesdan (Instagram)
@goalagol (Instagram)