Lista de Presença
O dia começou. Na verdade, nem senti o dia anterior se encerrar. Há um tempo não consigo diferenciar as coisas por estar tanto tempo navegando com o piloto automático ligado. O alarme toca, então corro, não posso me atrasar. Se eu me atrasar, vou perder o ônibus, a aula, a lista de presença, então vou tomar falta e não vou poder faltar outras vezes, então vou ter que acordar ainda mais cedo, correr ainda mais, não me atrasar. Calma. Eu nem fui pro chuveiro ainda. Eu tenho tempo. 5h07, eu deveria estar no chuveiro no máximo às 5h02. Eu vou me atrasar, perder o ônibus, a aula, a lista de presença… Calma, cara. Só foram cinco minutos. Vai pro banho, relaxa. Ok, se eu vim pro banho às 5h07 e agora devem ser umas 5h09, então significa que eu tenho 11 minutos para tomar banho e me vestir, preciso fazer meu café às 5h20 para que ele fique pronto antes das 5h30 e eu não corra o risco de me atrasar e perder o ônibus e perder a aula e…
5h22. Preciso terminar meu café. Ah, que maravilha, esqueci de encher o pote de açúcar ontem. Agora preciso achar outro pacote de açúcar nas caixas de compras, encher o pote e aí continuar meu café. Isso vai me custar mais um tempo, talvez uns dois minutos. 5h24. Eu vou me atrasar, vou perder o ônibus, a aula… como vou explicar que cheguei atrasado por conta de um quilo de açúcar? Calma! Vou terminar o que tô fazendo. Preciso tomar café. Ligo a TV e vejo o jornal da madrugada. Penso “se eu que saio às 6h já passo por isso tudo, imagina só eles que estão no ar às 4 da manhã?”, enquanto vejo o relógio no canto da tela informando que já são 5h39. 5h39? Mas não eram 5h24 agora? Então percebo que cada gole no café pareceu um minuto diferente e nem senti o gosto por estar preocupado demais em me atrasar. Mas já passou. Não tenho tempo a perder.
Então vamos. Vou deixar a caneca na pia e já vou terminar de me arrumar, não vou ter tempo pra lavar essa louça antes de sair se não vou me atrasar, perder o ônibus, perder a aula, a lista de presença. Pô, cara, vai escovar os dentes. Também preciso de protetor solar, nunca tem como saber como vai ser o clima dessa cidade. Melhor usar. 5h46. Então tenho 14 minutos para passar protetor solar, hidratante, perfume, checar a bolsa outra vez e desligar tudo, ok, então vamos lá. Rosto, braços, pescoço… ok. Agora só preciso do perfume e do hidratante, mas eles ficam no quarto. Quarto. Relógio. Atraso. 5h52. Só faltam 8 minutos. Calma! Hidratante, perfume e… 5h58. Terminei. Sobraram dois minutos, o tempo de calçar os sapatos e começar de vez esse dia. Ou não? Mais uma vez vivi no piloto automático e perdi a dimensão das coisas da vida. Não senti prazer no banho por medo de atrasar, mal senti o gosto do café, nem lembro de alguma notícia do jornal pois, na verdade, estava focado no relógio. Eu realmente vivi? Ah, ok. 6h01. Preciso ir. Se não vou perder o ônibus, a aula, a lista de presença…
Danilo Souza
Estudante de Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), músico e produtor audiovisual independente.danilosouza.jornalismo@gmail.com (Email)
@danilosouza.jornalismo (Instagram)