Uma ação louvável
O esforço da Assembleia Legislativa da Bahia em convocar o presidente da VIABAHIA para dar explicações dos motivos do abandono e o descaso da concessionária com as BRs 324 e 116 é válida e corrobora com o movimento Duplica Sudoeste.
Administradora da Rio-Bahia tem uma decisão judicial a seu favor que, em resumo, é o seguinte: a concessionária está desobrigada de fazer qualquer investimento e não poderá ser notificada ou penalizada enquanto não for feita a revisão quinquenal. Ela se apodera dessa liminar para cruzar os braços e deixar a rodovia se deteriorar.
No dia 28 de novembro de 2023, às 9h, em Salvador, será realizada uma reunião importante com os Deputados Estaduais da Bahia, porém, não creio que o CEO da VIABAHIA, José Bartolomeu, comparecerá. A última reunião que ele compareceu foi a do CEMAE, em Vitória da Conquista.
Quem deverá representá-lo será o Diretor Jurídico e Regulatório da concessionária, o Dr. Hederverton Santos.
A VIABAHIA tripudia da sociedade baiana.
Mas, o Movimento Duplica Sudoeste se fará presente na sessão.
Não tenho dúvida de que essa concessão que fatura R$ 360 milhões por ano é lucrativa, inobstante ter apresentado sucessivos resultados deficitários, inclusive em 2022 ultrapassou R$ 70 milhões de prejuízo.
Além dos absurdos, ela se nega em devolver a concessão.