A JANELA DE TRANSFERÊNCIAS E SEUS GASTOS CADA VEZ MAIORES
Por Ravanelly Souza
Que o futebol sempre foi um esporte que movimentou grandes quantidades de dinheiro, isso não é surpresa para ninguém, porém de uns anos pra cá, a soma de vultuosas cifras aumentou com a entrada dos famosos “petrodólares” no esporte bretão, personificados aqui por principalmente Manchester City e Paris Saint-Germain, sendo o clube francês responsável pela maior contratação da história até o momento, quando em 2017 pagou ao Barcelona o espantoso valor de 222 milhões de euros para contar com os serviços de Neymar Jr.
Desde então, o mercado se viu em constante inflação, tal reflexo pode ser visto nessa janela de transferências, onde o Manchester United desembolsou 95 milhões de euros pelo Antony, o Chelsea pagou 90 milhões para ter o zagueiro francês Wesley Fofana e o Real Madrid pagou 85 milhões ao Monaco pelo jovem volante Aurelien Tchouameni. Isso para citar apenas as três mais caras negociações da janela que ainda contou com a ida de Haaland pro Manchester City e a manutenção de Kylian Mbappe por valores estratosféricos que fizeram o francês alçar status de dono do clube praticamente, mas isso é assunto pra uma outra conversa, o ponto é: até onde continuará essa prática de gastos desenfreados?
A UEFA criou o Fair Play Financeiro mas tal mecanismo parece não funcionar para as já citadas equipes, uma vez que as mesmas já foram denunciadas mas a federação fechou os olhos para tais denúncias. Por outro lado, temos o Barcelona, que fez contratações no melhor estilo clubes brasileiros: vendendo direitos de televisão para ter a possibilidade de registrar suas aquisições, estratégia kamikaze? Com certeza, e tem tudo pra dar errado, em breve veremos sobre isso também.
A tendência para as próximas janelas é atingirmos números ainda mais expressivos e somas cada vez mais vultuosas, vem aí a Copa do Mundo e sabemos que ela costuma ser um catalisador pra jogadores que vão bem, talvez esse ano seja um pouco diferente porque antecederá a janela de verão, e os clubes europeus geralmente não fazem contratações significativas nessa época, de toda forma, olho em quem estiver lá! Só pra finalizar o texto, fiquemos de olho também no Newcastle, o novo riquinho do pedaço e com isso a Premier League seguirá sendo o destino das grandes estrelas, seguida por La Liga.
Bom, por hoje é só, até a próxima semana e um abraço a todos!
----------------------------------------------------------
Sobre a autor: Ravanelly Souza (mais conhecido como Rava Ogawa pelos amigos) é motorista e apaixonado por futebol, flamenguista doente e torcedor de Manchester United e Real Madrid na Europa, além de colecionador e dono de uma loja virtual de camisas, a Ogawa Store.
Instagram @Ogawa Store: CLIQUE AQUI