LIVROS PARA COMEÇAR A ESTUDAR O FEMINISMO
Por: Lays Macedo
Uma colega hoje me mandou mensagem pedindo dicas de livros para começar estudos sobre feminismo com uma amiga. As indicações deveriam se tornar base para aprofundamentos, e o pedido me levou a buscar em meus apontamentos quais as melhores escolhas.
Fiz uma listinha a partir de leituras que me provocaram inicialmente, sem tanto refinamento acadêmico, por exemplo, a sair da minha zona de censo comum.
Foi tão legal voltar aos meus levantamentos, que decidi compartilhar num texto com minhas considerações - já que conhecimento é poder e precisamos ter embasamento para começar a mobilizar reflexões na nossa sociedade.
Bora lá?
- Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adichie
Um livro de bolso, sabe? Pequenininho, foi uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, mas potente para uma primeira provocação sobre feminismo.
- O feminismo é para todo mundo - bell hooks
É um livro que deve ser lido por todo mundo mesmo. Eu amo e já dei de presente para várias pessoas. A autora faz uma exposição da nossa sociedade pautada em sexismo e racismo, sempre com uma escrita inspiradora.
- E eu não sou uma mulher? bell hooks (de novo! Ela é isso tudo mesmo!)
A construção da mulher negra nos Estados Unidos - que não é muito diferente nos papéis em outras sociedades. É mais presente a discussão sobre racismo dentro de movimentos feministas.
- O poder do macho - Heleieth Saffioti
A autora aborda como a discriminação contra mulher é socialmente construída para beneficiar quem controla o poder econômico e político, e diferencia o efeito do patriarcado para as mulheres brancas e negras.
- Quem tem medo do feminismo negro? - Djamila Ribeiro
Eu gosto muito da construção deste livro. Ele é composto por uma seleção de artigos publicados por Djamila Ribeiro no blog da revista Carta Capital, abordando racismo e sexismo.
- Por um feminismo afro latino americano - Lélia Gonzales
A construção do livro é também feita por reunião de produções, entrevistas, debates da grandiosa Lélia Gonzales. É inspiração de força e mobilização!
- Sempre foi sobre nós - Manuela d'Ávila
Foi uma das leituras mais importantes que fiz ano passado. Diversas mulheres que atuam ou atuaram na política do Brasil e seus relatos.
- O mito da beleza - Naomi Wolf
Ignorando as polêmicas sobre a autora, o livro arranca a gente da ilusão de padrões de beleza.
-----------------------------------------------------------------
Sobre a autora: Lays Macedo é jornalista - orgulhosa por ser da Uesb - e estudiosa do feminismo - ativa e atuante. Também faz parte do quadro da segurança pública da Bahia. Adora conversas e tudo aquilo que disseram para ela que mulher não pode.
Instagram @docedepimentas - CLIQUE AQUI