FAST FASHION E SLOW FASHION: CONSUMO DE MODA NO MERCADO CONQUISTENSE

  • Letícia Jesus
  • Moda

Foto: Arquivo pessoal/Leticia Jesus


Por Letícia Jesus

Já ouviu falar em Fast fashion e Slow fashon? São termos de destaque no mundo moda e possuem significados distintos.

Fast fashion é a moda rápida. Assim como o temo fast-food é usado para definir uma modalidade alimentar, o movimento fast está ligado a produção em massa e rápida das roupas. São lançadas várias coleções  no ano para acompanhar todas as tendências

Slow fashion é a moda produzida de forma mais lenta, preza pela qualidade e por isso são peças com maior durabilidade. No Slow são desenvolvidas pequenas coleções e há uma preocupação maior com a humanização no processo de produção e traz com força a moda consciente.

Fazem parte do slow fashion: peças com produção mais artesanal, peças com materiais que seriam descartados, peças com sustentabilidade no processo de produção, preservação do meio ambiente na produção e brechós.

Em Vitória da conquista a procura por Fast fashion ainda é maior. O principal motivo ainda é o preço, pois estamos falando de peças produzidas em larga escala e onde muitas vezes a qualidade não é a preocupação principal já que elas não precisam durar muito, só o tempo suficiente para o lançamento de próxima coleção.

O segundo motivo é justamente o desejo de sempre ter o lançamento e as novas tendências pois ainda existe a idéia errônea de que para ser fashionista você precisa usar todas as tendências da moda.

E por fim, o terceiro motivo é que o Fast fashion é muito mais fácil de ser encontrado pois é o que a maioria das lojas do varejo de moda vende dentro da cidade.

Vale lembrar que esse comportamento de consumo não é exclusivo só de Vitória da conquista, mas sim do país inteiro.

Analise o seu comportamento de consumo para entender qual seria a melhor alternativa para o seu caso.

Você gosta de ter peças clássica, com vida útil maior para montar várias composições de looks por muito tempo com ela? Você acha interessante a roupa ter uma história? Por exemplo ser passada da avó para filha e depois para a neta.

Então nesse caso a sua compra precisa ser focada em qualidade e não em quantidade, o slow fashon atende a sua necessidade.

Se gosta de diversidade e de consumir com frequência as tendências de moda, você vai descartar as peças mais rápido porque a tendência muda, ou porque a peça não durou ou simplesmente porque você enjoa rápido das roupas.

Nesse caso a sua compra  vai ser focada mais em quantidade e aqui entra o fast fashion.

Eu acredito que há espaço para dos dois, tanto para o slow quanto para o fast fashion mas acredito também que é de extrema importância você como consumidor de moda entender as diferenças desses dois movimentos pois moda é mais que roupa, é o seu estilo de vida.

----------------------------------------------------------

 

Sobre a autora: Eu sou Letícia Jesus designer de moda e consultora de imagem e estilo ajudo mulheres a refletirem corretamente a sua personalidade através da moda e construir uma imagem adequada que harmonize com a sua verdadeira essência , para que sintam sempre bem com sua aparência e consequentemente consigo mesmas.

Instagram @leticiaimagemestilo CLIQUE AQUI


Letícia Jesus

Comentários


Instagram

Facebook