COMO SABER QUANDO A TERAPIA É NECESSÁRIA?
Foto: Solares Psicologia
Por Vanda Araujo
Devo te dizer que a necessidade de buscar terapia tem a ver com o modo como você percebe e vivencia seu momento de vida.
A psicoterapia é um recurso necessário diante de situações desafiadoras, que produzem ou relembram traumas difíceis de lidar, diante da sensação de estranhamento de si e de suas escolhas.
É comum que nestes momentos tudo pareça extremamente intenso, ou sem sentido; frequentemente existe a sensação de cansaço, angústia e sofrimento; inclusive com a presença de sintomas físicos como dores de cabeça, dores musculares, prostração, adoecimento frequente mesmo sem causas orgânicas; com dificuldades nas relações. Porque o corpo expressa o que não vai bem nas relações com você mesmo e com o outro.
Há quem busque o processo terapêutico porque deseja autoconhecimento para poder desfrutar melhor a vida e as experiências do mundo, ou para melhorar o modo como se relacionam com outras pessoas. Concorda comigo que é muito mais funcional consertar o telhado antes da chuva?
Todos partem, porém, do desejo de mudança, da necessidade de aprender a lidar com algo, de construir soluções e da percepção do desafio de saber sozinho o que fazer para desfrutar de uma vida mais leve.
A psicoterapia pode ser suporte. Como uma prática na qual a pessoa pode ser amparada e orientada no processo de (re)aprender a lidar com a vida; como ajuda para elaborar o sofrimento e para fazer escolhas que as ajudem a lidar melhor com angústias e sofrimentos; como auto permissão de aceitar ajuda de alguém que pode possibilitar um novo olhar ou um olhar além.
Se você se identificou com essa narrativa, está na hora de considerar contatar um profissional de Psicologia.
Talvez partir da compreensão de que reconhecer a própria necessidade de ajuda, procurar e iniciar a terapia te ajude a aceitar e enfrentar teus medos, seja de julgamentos, de ser enquadrado como “louco”ou do constrangimento de expor aquilo que te afeta. É importante ter em mente que o profissional de psicologia é preparado para realizar a escuta terapêutica de modo seguro, acolhedor e sem julgamento.
O auxílio psicológico não é “coisa de doido”, é uma prática de autocuidado, de autoamor e essa consciência se fundamenta na busca por terapia sem necessariamente estar passando por uma situação de sofrimento, mas como desenvolvimento pessoal e relacional.
A psicoterapia é uma atividade que tem potencial de promover autoconhecimento e de ajudar a compreender melhor suas relações, consigo e com o seu contexto.
E então, o que te desafia hoje? Se você não dá conta de lidar com isso sozinh@, demonstre amor pela pessoa mais importante do mundo. E não é egoísmo pensar assim, viu?!
Cuidar de si é a melhor forma de cuidar do outro.
---------------------------------------------------------------
Sobre a autora: Eu sou Vanda Araujo (abreviatura, viu?!). Sou graduada em Psicologia, especialista em Terapia Familiar Sistêmica, com formação em Terapia Comunitária Integrativa e em Análise Corporal. Atendo adultos (individual e casal) de forma predominantemente remota e te afirmo que a maior distância entre as pessoas não é geográfica, é afetiva. Não importa em que parte do mundo você esteja, a distância é indiferente. O que é realmente importante é a relação sincera e confiável que estabelecemos entre eu e você.
Instagram @psi.vandaaraujo - CLIQUE AQUI
Doctoralia - CLIQUE AQUI / Site - CLIQUE AQUI