SUITABILITY: MAS O QUE É ISSO?
Foto: Banco BV
Por Paloma Gardênia
No mundo dos investimentos existem muito termos que acabam por deixar os leigos confusos, como por exemplo: liquidez, indexador, prefixado... para nós educadores financeiros é muito importante transformar esses termos técnicos em informações de fácil entendimento para os nossos clientes, por isso hoje nós vamos entender um termo muito importante para quem quer fazer seu primeiro investimento, vem comigo entender o que é suitability.
Quando você vai fazer algum investimento existe um passo inicial que é exatamente fazer uma análise para entender qual o seu perfil enquanto investidor, essa análise vai mostrar através de algumas perguntas relacionadas tanto à sua personalidade quanto à sua realidade financeira quais investimentos seriam mais apropriados para você.
Os principais perfis de investidor são: Conservador, arrojado e moderado, e é de suma importância que você saiba com qual perfil você mais se identifica antes de fazer seu primeiro aporte, afinal de contas não dá para uma corretora entender qual tipo de investimentos vai escolher para a sua carteira sem antes entender sua tolerância a riscos por exemplo, fazer o suitability vai te deixar mais seguro e confiante ao entrar no mundo dos investimentos, e deve ser sempre o seu primeiro passo.
Paloma Gardênia
Sobre a autora: Sou Bacharel em Ciências Econômicas (Uesb), apaixonada por finanças e ajudo pessoas a se organizarem financeiramenteInstagram @palomagardenia