O usual disfarce da inflação
Foto:Reprodução
Por Paloma Gardênia
Você com certeza já sentiu o peso da inflação no seu bolso, os produtos estão cada vez mais caros e o carrinho de compras cada vez mais enxuto. Mas você sabia que mesmo que alguns produtos não tenham tido os seus preços alterados na prateleira ele também pode estar “contaminado” com a tal inflação?
Funciona da seguinte forma... os fabricantes de determinados produtos simplesmente diminuem as embalagens deles, esse fenômeno se chama "Shrinkflation" que em livre tradução podemos chamar de “reduflação”.
Na prática o que acontece? O produto diminui de tamanho ou gramatura e o seu preço permanece inalterado ou até mesmo pode aumentar. Quem não se lembra que uma barra de chocolate pesava 200 gramas? Hoje as barras pesam em média 90 gramas.
Mas as empresas podem fazer isso? Sim, elas podem, desde que avisem aos consumidores com informações na própria embalagem pelo prazo de até 6 meses. Como podemos nos proteger dessa usual roupagem da inflação?
- Estar atento às informações contidas nas embalagens;
- Caso invista em ativos, dê preferência aqueles que estão atrelados à inflação;
- Aumente a prática de negociação;
- Substitua se possível os produtos que pesarem mais no seu bolso.
Paloma Gardênia
Sobre a autora: Sou Bacharel em Ciências Econômicas (Uesb), apaixonada por finanças e ajudo pessoas a se organizarem financeiramenteInstagram @palomagardenia