Secretaria Municipal de Vitória da Conquista divulga boletim com resultados da 5ª semana epidemiológica

  • Da Mega
  • Atualizado: 13/02/2026, 04:51h

A Prefeitura de Vitória da Conquista divulgou nesta sexta-feira (13) o Boletim das Arboviroses com 19 notificações. O monitoramento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com auxílio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Viep), e reflete a 5ª Semana Epidemiológica, em que foram analisados os dados desde o dia primeiro até sete de fevereiro de 2026.

Durante este período foram registrados 18 casos, sendo seis descartados e 12 em análise. Para chikungunya houve apenas uma notificação, que ainda não foi confirmada. Já para zika não houve notificações desde a primeira semana epidemiológica.

Na tabela anual de 2026, a soma total até o momento apresenta 112 notificações, em que 80 destes casos são prováveis para dengue e 5 para chikungunya, sendo 26 casos já descartados para dengue e um caso descartado para chikungunya. Vale lembrar que, assim como é reforçado pela SMS, os dados estão sujeitos a alterações, pois o Sinan On-line é um sistema dinâmico e as informações são constantemente atualizadas. 

Controle e prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde continua o trabalha com ações de controle e prevenção do Aedes aegypti e monitoramento semanal dos casos. Ela também orienta a população sobre as ações de cuidado que devem ser adotadas:

  • Eliminar focos de água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas e outros recipientes; fazer o descarte adequado de lixo; manter caixas d’água e tonéis bem fechados; limpar calhas e lajes; utilizar repelentes.

  • Procurar a unidade de saúde mais próxima ao apresentar sintomas como febre alta, dores de cabeça e no corpo, manchas vermelhas na pele e náuseas.

Outra forma de prevenção é através da vacinação, que está disponível em todas as unidades de saúde do município para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, essa é a faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupa para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Para mais informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, entre em contato com a SMS, por meio do Centro de Controle de Endemias, pelo número (77) 3429-7421.

Comentários


Instagram

Facebook