Com o 2º maior acervo da Bahia, Biblioteca Municipal de Vitória da Conquista recebe novos livros infantis e lança campanha de doação
Espaço conta com mais de 35 mil títulos e funciona como polo de leitura e inclusão; campanha de fevereiro busca obras para renovação do estoque e sustentabilidade. Foto: Ascom PMVC
A Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, em Vitória da Conquista, consolida-se cada vez mais como um dos principais equipamentos culturais do estado. Detentora do segundo maior acervo municipal da Bahia, a instituição disponibiliza gratuitamente à população mais de 35 mil livros.
O acervo é vasto e democrático: vai da literatura brasileira e estrangeira à pesquisa acadêmica, passando por um espaço memorial com obras raras e uma seção dedicada à inclusão, com livros em braile.
Neste início de ano, o espaço recebeu um reforço importante. Por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e da Fundação Pedro Calmon, foram entregues 750 novos livros infantis. As obras, descritas como atualizadas, coloridas e lúdicas, possuem material de qualidade superior para estimular a cognição e a interação das crianças, fortalecendo a jornada de curiosidade dos pequenos leitores.
Jeanne Marie, gerente da Biblioteca, ressalta que o local vai muito além do empréstimo de obras. “Muitas pessoas pensam que a biblioteca é apenas um espaço para pegar um livro e ler. Mas ela tem uma função cultural, é um espaço turístico e de pertencimento. Aqui é um espaço de leitura de mundo”, afirma.
Neste mês de fevereiro, a José de Sá Nunes promove sua campanha anual de doação de livros. A iniciativa visa a sustentabilidade e a renovação do acervo.
-
O que doar: Obras literárias em bom estado.
-
Destino: Títulos inéditos são incorporados ao acervo municipal. Exemplares repetidos são direcionados a outras instituições com espaços de leitura.
-
Objetivo: Prolongar a vida útil dos livros e evitar o descarte incorreto.
A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira. De manhã, o espaço funciona das 08h às 12h, e, pela tarde, das 14h às 18h
Para realizar empréstimos (prazo de 10 dias com renovação), basta apresentar documento de identificação e comprovante de residência. O espaço também é aberto para rodas de conversa, lançamentos de livros e visitas escolares.








