Chuvas em Conquista: 34 pessoas afetadas e família desalojada; Inmet renova alerta de tempestade até quarta (4)
Prefeitura monta força-tarefa para reparos no Recreio e Alto Maron; visitas à reserva do Poço Escuro estão suspensas por segurança
A Prefeitura de Vitória da Conquista divulgou, nesta segunda-feira (2), um balanço dos estragos causados pelo temporal que atingiu a cidade no último domingo (1º). Segundo a Defesa Civil, 34 pessoas foram diretamente afetadas pelas chuvas e uma família de quatro membros ficou desalojada, sendo encaminhada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) para o recebimento de Auxílio Moradia.
Apesar de o volume médio registrado ter sido de 28,87 mm, a região do Centro concentrou uma precipitação de 41,01 mm em apenas duas horas, o suficiente para causar transtornos pontuais e danos materiais.
As equipes da Seinfra e Sesep atuam principalmente no bairro Recreio. Na Rua Lourival Cairo, que permanece interditada, houve deslocamento de material para a Avenida Guilhermino Novais, resultando no alagamento de duas casas. Ainda no bairro, foi registrado afundamento de via na Avenida Expedicionários.
Outras ocorrências de destaque foram:
-
Alto Maron: Três residências alagadas na Rua Mem de Sá.
-
Povoado de Abelhas: Desabamento de uma casa na zona rural.
-
Queda de Muro: A Defesa Civil vistoriou o desabamento de um muro que dividia uma empresa e uma escola estadual. Não houve vítimas.
Devido à previsão de continuidade do mau tempo, as visitas à Reserva do Poço Escuro foram suspensas temporariamente para evitar riscos de deslizamentos em trilhas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o Alerta Laranja para Vitória da Conquista, válido até o dia 4 de fevereiro. Há risco de chuvas de até 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo.
Canais de Emergência A população deve acionar a Defesa Civil em caso de riscos pelo número 199, telefone fixo (77) 3229-3456 ou WhatsApp (77) 98856-5070.









