Morre Frei Bernardo aos 90 anos; Prefeitura de Conquista decreta luto oficial de três dias

Religioso dedicou 45 anos à missão na Zona Oeste e era conhecido pela simplicidade e caridade; corpo será velado nesta sexta-feira (30). Foto: Reprodução
  • Da Mega
  • Atualizado: 29/01/2026, 03:52h

A Prefeitura de Vitória da Conquista decretou luto oficial de três dias, a iniciar nesta sexta-feira (30), em razão do falecimento de Agnaldo Alves dos Santos, conhecido carinhosamente como Frei Bernardo de Itapicuru. O frade capuchinho faleceu nesta quinta-feira (29), em Salvador, aos 90 anos.

Natural de Itapicuru e com sete décadas dedicadas à vida religiosa, Frei Bernardo construiu um vínculo histórico com Vitória da Conquista. Sua primeira passagem pela cidade foi em 1950, mas foi a partir de 1972 que ele se estabeleceu definitivamente, dedicando 45 anos ininterruptos à missão evangelizadora na Zona Oeste, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa.

Conhecido pela simplicidade franciscana, o frade administrou por anos a loja de artigos religiosos da igreja, revertendo a renda para obras de caridade. Também mantinha a tradição de visitar o Cemitério da Saudade todas as segundas-feiras para orar pelas almas, gesto que reforçou seus laços com a comunidade local.

O corpo de Frei Bernardo deve chegar a Vitória da Conquista na madrugada desta sexta-feira. As homenagens serão concentradas na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Confira o cronograma:

  • 05h: Chegada do corpo.

  • 07h: Missa de corpo presente, seguida pelo início do velório.

  • 14h: Missa das Exéquias.

  • Após a missa: sepultamento.

 

Comentários


Instagram

Facebook