Vitória da Conquista zera casos confirmados de dengue na 3ª semana de janeiro; notificações caem mais de 75%
Dados da Vigilância Epidemiológica mostram redução expressiva em relação a 2025, mas bairros Campinhos e Patagônia exigem atenção; vacinação segue disponível para público de 10 a 14 anos. Foto: Reprodução/Muhammad Mahdi Karim
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista divulgou, nesta quinta-feira (29), um balanço positivo referente à terceira semana epidemiológica de 2026 (18 a 24 de janeiro). Segundo os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Online), o município registrou zero casos confirmados para Dengue, Zika e Chikungunya no período.
Apesar de haver 18 notificações de dengue registradas na semana — todas atualmente sob investigação —, o cenário geral aponta para uma desaceleração significativa da doença. Ao comparar com o mesmo período de 2025, houve uma redução de mais de 75% no número de notificações.
No acumulado de 2026, Conquista soma 65 notificações, sendo 56 casos classificados como prováveis e nove já descartados. Não houve registro de hospitalizações ou óbitos relacionados às arboviroses neste ano.
A Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Viep) mantém o monitoramento constante por regiões. Nesta semana, a análise de casos prováveis indica que os bairros Campinhos e Patagônia são os pontos que demandam maior atenção das equipes de saúde e da população.
Para manter os números baixos, a SMS reforça a necessidade de colaboração dos moradores na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, como o descarte adequado de lixo e a limpeza periódica de caixas d’água.
Além dos cuidados domésticos, a imunização é uma estratégia chave. A vacina contra a dengue está disponível nas unidades de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, esta faixa etária concentra o maior número de hospitalizações pela doença, logo após os idosos (para os quais a vacina ainda não foi liberada pela Anvisa).
Para denúncias de focos ou solicitação de visitas, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Endemias pelo telefone: (77) 3429-7421.









