Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista completa 64 anos de história e lutas em defesa da categoria
Fundado pela organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) completou 64 anos reafirmando seu papel histórico na defesa dos direitos da categoria e na mobilização sindical.
A trajetória teve início em 27 de maio de 1961, quando 28 bancários do município se reuniram para criar a Associação Profissional dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, com o objetivo de organizar uma categoria e defender seus interesses. Oito meses depois, em 27 de janeiro de 1962, a entidade foi oficialmente reconhecida como sindicalizada.
Desde a fundação, a SEEB/VCR teve atuação estratégica na integração dos bancos diante dos desafios trabalhistas e do cenário político, inclusive durante o período da ditadura militar. Com o processo de redemocratização do país, a partir de 1985, a categoria passou a ter maior liberdade de organização, o que possibilitou o fortalecimento da atuação sindical e a ampliação das mobilizações. Nesse contexto, uma nova diretoria foi eleita, renovando a entidade e contribuindo para a participação ativa na primeira greve nacional dos bancos após o regime autoritário.
Ao longo das décadas, o sindicato esteve presente em greves gerais da categoria e em importantes mobilizações sociais, como os movimentos contra as reformas trabalhistas e previdenciárias, os atos Fora Bolsonaro e as manifestações em defesa da democracia após a tentativa de golpe de 8 de janeiro.
Em 2013, uma nova diretoria assumiu a condução do sindicato com o compromisso de ampliar a participação da base e fortalecer a valorização das instituições bancárias e dos bancos. Mesmo com a atualização periódica da direção, realizada a cada três anos, a entidade mantém como princípios o trabalho coletivo, a independência e a transparência na representação da categoria.
Diante das transformações no sistema financeiro, impulsionadas pelas inovações tecnológicas, reestruturações, terceirizações e mudanças na legislação trabalhista, o sindicato segue atuante para garantir e ampliar os direitos historicamente conquistados por meio da organização sindical e da luta coletiva.
Entre as principais conquistas asseguradas ao longo dessa trajetória estão a jornada de seis horas, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), os auxílios-creche e babá, os vales-refeição e alimentação, o plano de saúde, a unificação nacional do salário e diversos outros direitos previstos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Para o presidente da SEEB/VCR, Paulo Barrocas, o sindicato desempenha o papel de ser a voz dos trabalhadores diante das desigualdades no ambiente laboral. "O ambiente de trabalho nem sempre é justo. Há assédio, sobrecarga, permanente defasados e discriminação. O sindicato existe para denunciar injustiças e abusos. Em tempos de retirada de direitos e precarização do trabalho, organizar-se é mais urgente do que nunca", afirma.
A vice-presidente do sindicato, Carla Saúde, destaca que comemorar o aniversário da entidade é considerado uma construção coletiva. "Nossa categoria enfrenta diariamente a ganância dos banqueiros e do mercado financeiro. Em meio à digitalização acelerada, o trabalhador passou a ser tratado como número. Nesse cenário, o sindicato é um instrumento de segurança, organização e resistência para garantir que os direitos sejam respeitados", pontua.
Ao completar 64 anos, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região reforça que a sua existência é fruto da solidariedade, da participação ativa e da organização coletiva dos bancários e dos bancários, que seguem unidos na defesa dos direitos e pelas melhores condições de trabalho.
Com informações da ASCOM SECVC









