“O Agente Secreto” iguala recorde histórico e Wagner Moura concorre a Melhor Ator no Oscar 2026
Anúncio feito nesta quinta-feira (22) coloca o cinema nacional em destaque com múltiplas indicações; cerimônia ocorre em março. Foto: MK2Films
O cinema brasileiro alcançou um feito histórico na manhã desta quinta-feira (22) com o anúncio dos indicados à 98ª edição do Oscar. O filme “O Agente Secreto” recebeu quatro indicações simultâneas: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Elenco (nova categoria) e Melhor Ator.
Com esse desempenho, a produção iguala o recorde de indicações do clássico Cidade de Deus, estabelecido em 2004. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 15 de março.
Destaques individuais e técnicos
-
Wagner Moura: O ator brasileiro disputa a estatueta de Melhor Ator após ter vencido o Globo de Ouro na categoria de drama. Ele concorre com grandes nomes da indústria: Timothée Chalamet (Marty Supreme), Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Michael B. Jordan (Pecadores) e Ethan Hawke (Blue).
-
Adolpho Veloso: O Brasil também marca presença nas categorias técnicas com a indicação de Adolpho Veloso a Melhor Fotografia pelo trabalho no filme Sonhos de Trem (Train Dreams).
Na categoria principal de Melhor Filme, a obra brasileira disputa com títulos como Bugonia, F1, Frankenstein e o líder de indicações da edição, Pecadores (Sinners), que soma 16 nomeações no total.
Já na categoria de Melhor Filme Internacional, onde O Agente Secreto é apontado como favorito, os concorrentes são Valor Sentimental (Noruega), Foi Apenas um Acidente (França), Sirât (Espanha) e A Voz de Hind Rajab (Tunísia).
A votação da primeira fase foi encerrada na última sexta-feira (16), contando com a participação de mais de 10 mil profissionais da indústria. A cerimônia final acontecerá em 15 de março de 2026.









