Castramóvel realiza atendimento veterinário e microchipagem no distrito do Pradoso nesta sexta (16) e sábado (17)
Ação oferece castração gratuita e implantação de dispositivos de identificação; tutores devem observar regras de jejum e documentaçã
A unidade móvel do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), conhecida como Castramóvel, estará no distrito do Pradoso nesta sexta-feira (16) e no sábado (17) para a realização de castrações e implantação de microchips em cães e gatos. O atendimento terá início às 9h, na praça principal da localidade, situada próxima à igreja.
A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), contempla a avaliação veterinária e o procedimento cirúrgico em cães machos e em gatos de ambos os sexos. Segundo a pasta, a castração de cadelas não é realizada na unidade itinerante. Para esses animais, o agendamento e o procedimento ocorrem exclusivamente na sede fixa do Centro de Apoio à Saúde Animal, localizada na Avenida Brumado.
Requisitos e orientações pré-operatórias
Para o atendimento, os tutores devem apresentar original e cópia do documento de identidade (RG) e do comprovante de residência. O protocolo médico exige que os animais sejam levados ao local em jejum alimentar de 12 horas e jejum hídrico (água) de duas horas.
A equipe técnica informa que, após a cirurgia, a responsabilidade pelos cuidados pós-operatórios recai sobre os tutores. O tratamento deve seguir as prescrições veterinárias, que incluem o uso de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e a realização de curativos.
Identificação e controle populacional
Além das cirurgias, será realizada a microchipagem dos animais. A iniciativa integra o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas), ferramenta utilizada para gerenciar a política pública de controle populacional. O dispositivo permite a identificação permanente do animal, facilita a localização em caso de fuga e auxilia na responsabilização legal em ocorrências de abandono, além de armazenar o histórico veterinário.








