Secretaria de Educação segue com cronograma de matrículas e apresenta planejamento para o ano letivo de 2026
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), dá continuidade ao processo de matrícula para o ano letivo de 2026. Após a etapa de renovação e o início do agendamento para alunos com deficiência (PcD) na última terça-feira (6), o calendário prevê a abertura do sistema para transferência interna entre os dias 13 e 16 de janeiro. O agendamento para novos alunos, oriundos de fora da rede municipal, será realizado de 21 a 23 de janeiro.
O procedimento deve ser efetuado através do endereço eletrônico https://escolar.pmvc.ba.gov.br/. Após o agendamento online, a efetivação da matrícula ocorre presencialmente na unidade de ensino escolhida, mediante a apresentação da documentação exigida e assinatura do comprovante. Até o momento, o sistema registra 31.967 estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino, somando-se os alunos que permaneceram nas unidades após a primeira etapa realizada no final de 2025.
Para o exercício de 2026, a Smed prevê a execução de obras de infraestrutura e manutenção. O planejamento inclui a construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) nos bairros Campinhos e Cabeceira do Jiboia, além de duas novas escolas nos bairros Simão e Conveima II. Em novembro de 2025, o governo municipal registrou a marca de 100 unidades escolares revitalizadas desde 2021.
No âmbito pedagógico e ambiental, será implementado o "Projeto Escola Sustentável", que prevê o uso de energia solar e áreas verdes nas unidades. Outra iniciativa é a "Fazenda Smed", um centro de formação focado em alimentação saudável, com produção de hortaliças e meliponário. A pasta também manterá o programa de Busca Ativa Escolar e as atividades do Núcleo de Prevenção e Monitoramento à Violência (NPMV), além de lançar o Centro Psicopedagógico.
O secretário de Educação, Edgard Larry, comentou as diretrizes para o novo período letivo. “Para 2026, nosso foco está no fortalecimento das aprendizagens, na valorização dos profissionais da educação e na ampliação de políticas pedagógicas que atendam às necessidades dos estudantes da nossa rede. Vamos continuar investindo em formação continuada, melhoria da infraestrutura escolar, inovação pedagógica e ações que promovam equidade e permanência dos alunos na escola”, afirmou o gestor.
Jornada Pedagógica
O início oficial das atividades para os profissionais da rede ocorrerá com a Jornada Pedagógica 2026, marcada para o dia 28 de janeiro no Imperial Grand Hall. O evento terá o tema “Por uma educação inclusiva: conectada com o futuro”. As atividades continuam nas unidades escolares nos dias 29 e 30 de janeiro.








