Retrospectiva 2025 - Trama Golpista Julgada: 27 Anos para Bolsonaro e o Núcleo 1

Jair Bolsonaro | Foto: Divulgação
  • Da Mega
  • Atualizado: 29/12/2025, 10:11h

A condenação definitiva de Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão pelo STF em 2025 representou o fechamento de um capítulo sombrio da democracia brasileira, com trânsito em julgado decretado pelo ministro Alexandre de Moraes após esgotados os recursos.

Trânsito em julgado e prisão imediata

Em novembro, Moraes determinou o fim dos recursos no processo da trama golpista de 8 de janeiro de 2023, confirmando a pena de 24 anos e 9 meses de reclusão mais 2 anos e 6 meses de detenção para Bolsonaro, líder do núcleo 1 denunciado pela PGR. A prisão preventiva, iniciada em 22 de novembro por descumprimento de medidas cautelares — incluindo tornozeleira danificada por ferro de solda —, tornou-se definitiva na Superintendência da Polícia Federal em regime fechado, precedida de exames médicos.

  • Bolsonaro perde direitos políticos vitalícios, ficando inelegível para 2026 e impedido de votar.

  • Filho Flávio convocou vigília no dia da prisão, efetuada às 6h em seu condomínio.

Julgamento em setembro e delações

Condenado em 11 de setembro por 4 votos (Moraes, Dino, Cármen Lúcia e Zanin), Bolsonaro foi apontado como articulador central do golpe, com provas de interferência em julgamentos do STF e contatos internacionais. Eduardo Bolsonaro, nos EUA, também foi indiciado por atentado à soberania.

Condenado Pena Principal Local de Cumprimento
Jair Bolsonaro 27 anos e 3 meses PF (regime fechado)
Augusto Heleno 21 anos Comando Militar Planalto
Paulo Sérgio Nogueira 19 anos Comando Militar Planalto
Anderson Torres 24 anos Papuda
Braga Netto 26 anos Rio de Janeiro
Alexandre Ramagem 16 anos (foragido) EUA
Almir Garnier 24 anos Estação Rádio Marinha

Prisões em cascata e exceção de Mauro Cid

Outros réus do núcleo 1, como generais Heleno e Nogueira, ex-ministros Torres e Braga Netto, e almirante Garnier, tiveram prisões definitivas decretadas, com execuções pela PF e Forças Armadas. Ramagem tornou-se foragido nos EUA; apenas delator Mauro Cid cumpre 2 anos em regime aberto.

Comentários


Instagram

Facebook