Vitória da Conquista tem cinco projetos selecionados em mapeamento nacional de iniciativas climáticas
Foto: Ascom PMVC
O município de Vitória da Conquista teve cinco iniciativas selecionadas no Mapeamento de Iniciativas Climáticas Urbanas no Brasil, levantamento realizado pelo Ministério das Cidades em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ). A relação, que destaca ações municipais voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas, foi apresentada no contexto de uma sessão da COP 30.
O processo de seleção recebeu 412 propostas de todo o país. Após análise técnica conduzida por pesquisadores da Urban Climate Change Research Network – Latin America (UCCRN-LA) e pelo Ministério das Cidades, 206 iniciativas foram habilitadas. O objetivo do mapeamento é reconhecer e catalogar práticas estruturadas desenvolvidas por governos locais, inserindo as cidades em um cadastro de referência para instituições e organizações internacionais, o que pode facilitar a captação de recursos e financiamentos externos.
As propostas de Vitória da Conquista foram classificadas no eixo de "Ações de Mitigação". Entre as ações catalogadas está o projeto "Centralidades em Áreas Periféricas: Prefeitura da Zona Oeste", inserido na categoria de Desenvolvimento Urbano Integrado. Na área de Eficiência Energética no Espaço Urbano, o levantamento incluiu o programa "Iluminação Pública de Baixo Consumo: Brilha Conquista".
O mapeamento também reconheceu três iniciativas voltadas à Constituição de Florestas Urbanas. Foram selecionados os projetos de "Plantio de Vegetação Nativa: Herbário Municipal Sertão da Ressaca", "Arborização Urbana: Conquista Mais Verde" e "Agricultura Urbana: Hortas Comunitárias".
De acordo com o documento, as ações selecionadas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especificamente os ODS 7 (Energia Acessível e Limpa), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e 15 (Vida Terrestre).







