Defesa Civil vistoria áreas afetadas pelas chuvas em Vitória da Conquista; zona rural registra 120 mm

Lagoa das Bateias, em Vitória da Conquista. Foto: Ascom PMVC
  • Da Mega
  • Atualizado: 24/11/2025, 02:40h

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realizou vistorias em diversos pontos de Vitória da Conquista na manhã desta segunda-feira (24) para monitorar os impactos das chuvas recentes. No domingo (23), o órgão registrou três ocorrências, sem relato de vítimas ou danos estruturais graves. Na zona rural, o povoado de São Sebastião, na região de José Gonçalves, acumulou 120 mm de precipitação nas últimas 48 horas.

O maior volume de água concentrou-se nos distritos rurais. Além de São Sebastião, onde a água invadiu três residências próximas a um canal, o distrito de Veredinha registrou 80 mm nas últimas 24 horas. Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) e da Defesa Civil prestaram assistência às famílias atingidas em São Sebastião; duas foram deslocadas para casas de parentes e uma permaneceu no imóvel após a redução do nível da água. Máquinas da SMDR operam no local para recuperação das áreas.

Na zona urbana, vistorias foram conduzidas na Lagoa das Bateias e no loteamento Cidade Serrana, no bairro Zabelê. Na Lagoa das Bateias, a equipe técnica avaliou a estrutura de contenção. A coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, informou que, embora não tenham ocorrido falhas, há necessidade de intervenção para suportar o volume hídrico. “A gente sabe que a Lagoa das Bateias tem um volume grande de água, e nesse período de chuva, óbvio, aumenta muito. Estamos avaliando que é preciso ampliar a contenção para que ela suporte esse grande volume”, afirmou a coordenadora.

No bairro Zabelê, foram identificados alagamentos em residências causados pelo escoamento de água proveniente de terrenos baldios em declive. O engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz, explicou as medidas administrativas previstas. “Vamos nos reunir com a Gerência de Posturas e a Secretaria de Infraestrutura Urbana para notificar os proprietários, para que façam os seus respectivos muros ou aterrem os terrenos ao nível da rua”, declarou.

O Comitê de Gerenciamento de Crise informou que intervenções preventivas realizadas anteriormente, como a limpeza do canal do Santa Cecília e a construção de uma bacia de contenção provisória no loteamento Vila América, funcionaram conforme o planejado, sem registro de intercorrências nesses locais.

Ainda no domingo (23), um veículo caiu no canal de drenagem da Avenida Caracas. A Defesa Civil esclareceu que o incidente não foi ocasionado por transbordamento do canal, mas pelo não acionamento do freio de mão pelo condutor, o que fez o carro descer a via e ser arrastado pela enxurrada.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, nos demais distritos do município as chuvas variaram entre 30 e 60 mm nas últimas 48 horas e as estradas permanecem transitáveis. O monitoramento das áreas de risco continua sendo realizado pelas equipes municipais.

Comentários


Instagram

Facebook