Vitória da Conquista é premiada em evento nacional de inovação realizado pelo Sebrae
Foto: Secom PMVC
Vitória da Conquista foi reconhecida como referência nacional em inovação ao conquistar o primeiro lugar no ELI Summit 2025, principal encontro de ecossistemas locais de inovação do país, realizado entre os dias 3 e 6 de novembro, em Natal (RN).
O prêmio foi concedido ao case “Governança Colaborativa para um Ecossistema de Inovação no Interior da Bahia”, apresentado pelo Inova Conquista, que representa o Ecossistema Local de Inovação (ELI) do município e recebe apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, universidades federais, Sebrae e diversas outras instituições públicas e privadas. A iniciativa foi escolhida como melhor experiência do Painel da Hélice Verde, reforçando o protagonismo de Vitória da Conquista nas ações voltadas à ciência, tecnologia e empreendedorismo no interior da Bahia
O reconhecimento é resultado de um trabalho iniciado em 2021, com a união de governo, universidades, empresas e sociedade civil em torno do fortalecimento do ambiente de inovação na cidade.
A apresentação premiada foi conduzida por Isabela Cairo, que destacou a importância da cooperação entre as instituições locais. “Representar Vitória da Conquista e o Ecossistema Inova Conquista nesse espaço foi motivo de muito orgulho, especialmente por ter sido reconhecido com o prêmio de melhor apresentação de Case de Governança, um resultado que demonstra a força do trabalho coletivo que vem sendo construído na cidade. Mais do que essa conquista, o que reforçou a importância de estarmos conectados, aprendendo juntos e mostrando que a inovação pode e deve transformar realidades locais. Voltamos com novas ideias, parcerias e ainda mais motivação para seguir fazendo de Conquista uma referência em inovação”, declarou.
A conquista reforça o compromisso da cidade com a inovação colaborativa e o desenvolvimento sustentável, demonstrando que o interior da Bahia está preparado para liderar projetos que unem conhecimento, tecnologia e impacto social.
O ator do ecossistema João Teixeira também ressaltou o caráter aberto e colaborativo do movimento: “Estamos sempre de portas abertas para acolher mais pessoas dispostas a promover mudanças positivas em suas vidas, por meio de seus negócios e projetos, colaborando mutuamente para construir uma sociedade mais inovadora, próspera e solidária.”
O resultado alcançado é fruto do trabalho coletivo das pessoas e instituições que, ao longo dos anos, contribuíram para consolidar o Ecossistema Local de Inovação de Vitória da Conquista.
Participantes de 2025 – ELI Summit (Natal/RN):
Midian Vieira – Secretaria Municipal de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção (STPC) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação Básica (GEPPEB)
Lílian Bomfim – IEL
Raisa Magalhães – Senac CO.NEXO
Isabela Cairo – Safework e Associação de Tecnologia e Inovação do Sudoeste da Bahia (SUDOES.TI)
Lara Santos – Agente de Inovação
Participantes de 2024 – Missão ELI Summit (Petrolina/PE):
Midian Vieira – STPC
Priscila Gomes – Sebrae Bahia (UR10)
Aline Mendes – Instituto BemMaker
Antônio Garcia – Senac
Paloma Coutinho – Hub Lumus
Miqueias Sousa – Senai
João Teixeira – Arroba Macaco
Lara Santos – Agente de Inovação
Representação da Hélice Governo no Inova Conquista:
SEMGI – Rosenia Tavares
SMDE – Luiz Ferraz
STPC – Midian Vieira
SETP – Érica Sansil e Thayná Ribeiro
SMDR – Leonardo e Leonel
Fonte: PMVC







