Entre o medo e o amor: o desafio das famílias ao receber o diagnóstico de autismo
Foto: Arquvo Pessoal
Quando um pai ou uma mãe recebe o diagnóstico de autismo de um filho, um turbilhão de sentimentos costuma tomar conta: medo, dúvida, culpa, mas também amor e vontade de aprender. Compreender o que esse diagnóstico significa, como lidar com as mudanças e onde buscar apoio são desafios que marcam a vida de muitas famílias brasileiras.
Para conversar sobre esse momento tão delicado e sobre os caminhos possíveis de acolhimento e compreensão, o programa de hoje recebe o Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida. Ele é psicanalista, especialista em Educação Infantil e pós-graduado em Transtorno do Espectro Autista. Também é pedagogo e responsável pela criação e implantação de Centros de Atendimento às Crianças e Jovens com Transtornos do Neurodesenvolvimento em diversos municípios do Brasil. Autor de livros voltados para educadores, pais e para o autoconhecimento, o professor Geraldo tem dedicado sua trajetória profissional à escuta, à orientação e ao desenvolvimento humano.
Hoje, ele nos ajuda a entender: como é para uma família receber o diagnóstico de autismo? O que muda na rotina, na relação com a escola e nas expectativas para o futuro? E sobretudo — como transformar o medo em aceitação e cuidado?







