Vitória da Conquista sedia Plenária Territorial de Economia Solidária na próxima quinta-feira (23)

Auditório do IFBA. Foto: Divulgação/Ascom Cesol
  • Da Mega
  • Atualizado: 21/10/2025, 03:21h

O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Sudoeste e Médio Sudoeste da Bahia organiza a Plenária Territorial de Economia Solidária no próximo dia 23 de outubro. O evento será realizado no Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Vitória da Conquista, das 8h às 17h. O objetivo é reunir parceiros, empreendimentos e a comunidade para diálogo, troca de experiências e construção coletiva.

Segundo o coordenador geral do Cesol, Rodrigo Rodrigues, o evento busca fortalecer a economia solidária na região. “Esta plenária é como uma grande assembleia, um espaço democrático que reflete e apresenta propostas voltadas ao aperfeiçoamento da política pública e das práticas em economia solidária, sempre colocando em primeiro plano as necessidades dos empreendimentos”, afirmou.

A programação contará com debates e escuta coletiva, divididos em quatro eixos temáticos. Os eixos abordarão: a atuação do Cesol e políticas públicas para geração de trabalho e renda; a economia solidária como modelo de organização produtiva, comercialização e finanças; a cultura do bem viver, integrando solidariedade e sustentabilidade; e a gestão de resíduos sólidos e coleta seletiva.

O Cesol é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com organizações da sociedade civil. A missão do centro é fortalecer empreendimentos econômicos solidários, como associações e cooperativas, através de assessoria técnica, capacitação e apoio à comercialização.

Com sede em Vitória da Conquista, o Cesol Sudoeste e Médio Sudoeste da Bahia atende 37 municípios. As atividades da unidade incluem o acompanhamento de empreendimentos, apoio na melhoria de produtos (logomarcas, rótulos, embalagens), orientação para gestão de redes sociais, apoio jurídico e contábil para formalização e ações de apoio a catadores de resíduos sólidos.

Comentários


Instagram

Facebook