Festival Suíça Bahiana anuncia Sala de Acomodação Sensorial e outros recursos de acessibilidade para edição de 2025

  • Da Mega
  • Atualizado: 15/10/2025, 01:03h

A edição de 2025 do Festival Suíça Bahiana vai ampliar suas ações de acessibilidade com a implementação de uma Sala de Acomodação Sensorial e o uso de recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). O evento, que ocorre em Vitória da Conquista, também promoverá a capacitação de sua equipe para o atendimento a pessoas com deficiência e manterá a presença de intérpretes de Libras em todos os shows, iniciativa já adotada em edições anteriores.

A Sala de Acomodação Sensorial será um ambiente adaptado para o público neurodivergente, planejada por uma equipe multidisciplinar. O objetivo do espaço é oferecer acolhimento e regulação sensorial para pessoas com hipersensibilidade a estímulos como sons, luzes e multidões. A montagem terá a supervisão da terapeuta ocupacional Bianca Karine, do Núcleo Desenvolva, e contará com recursos táteis, auditivos e visuais controlados.

A iniciativa é uma parceria com a equipe multidisciplinar Entrelaços e tem o patrocínio do Shopping Conquista Sul. A Entrelaços atua no cuidado infanto-juvenil, com foco em autismo e T21 (síndrome de Down), e utiliza métodos como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA). A programação do espaço incluirá uma aula de musicalização para bebês com T21, ministrada pelo educador musical e CEO da Entrelaços, Weldon Ribeiro.

O festival também utilizará banners informativos e crachás acessíveis como parte dos recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa.

Giulia Boaretto, neuropsicopedagoga clínica e CEO da Entrelaços, afirma que uma das principais ações será a capacitação da equipe do festival. “Essa formação visa ampliar o olhar dos profissionais sobre diversidade, acessibilidade comunicacional e sensorial, garantindo que todos os participantes sejam recebidos com empatia, respeito e preparo técnico”, explica.

Comentários


Instagram

Facebook