SUS passa a oferecer medicamento inovador para tratamento de câncer de mama HER2-positivo

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
O Ministério da Saúde recebeu nesta segunda-feira (14) o primeiro lote do Trastuzumabe Entansina, um medicamento de última geração incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo, um dos tipos mais agressivos da doença.
Ao todo, 12 mil unidades, nas apresentações de 100 e 160 mg, foram entregues nesta primeira remessa. O fornecimento será feito em quatro etapas, com novas entregas previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026, atendendo 100% da demanda atual. A expectativa é de que 1.144 pacientes sejam beneficiados ainda este ano.
De acordo com o Ministério da Saúde, a negociação garantiu um desconto de 50% em relação ao preço de mercado, resultando em um investimento total de R$ 159 milhões.
O Trastuzumabe Entansina é indicado para mulheres com câncer de mama HER2-positivo em estágio III, que continuam apresentando sintomas mesmo após a quimioterapia inicial. O medicamento age de forma direcionada, levando o agente quimioterápico diretamente às células tumorais, o que reduz os efeitos colaterais e aumenta a eficácia do tratamento.
Além dessa incorporação, o governo federal também anunciou avanços na oferta de inibidores de ciclinas, usados no tratamento de câncer de mama avançado ou metastático com receptor hormonal positivo ou HER2-negativo. A portaria que autoriza a compra descentralizada desses medicamentos deve ser publicada ainda em outubro, mês em que ocorre a campanha Outubro Rosa, dedicada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.