Casos graves de Covid-19 voltam a crescer no Brasil, alerta infectologista David Uip

Foto: Reprodução/FMABC
O número de casos graves de Covid-19 voltou a crescer no Brasil. O alerta é do infectologista David Uip, referência nacional na área e ex-secretário de Saúde de São Paulo (2013-2018).
“Está aumentando no Brasil e no mundo. Só que saiu da pauta, ninguém fala“, afirmou Uip em entrevista ao jornalista Alt Tabet, do Canal UOL, nesta quarta-feira (1º).
De acordo com dados da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, até o dia 22 de setembro de 2025 já haviam sido notificados 307.928 casos e mais de 2 mil mortes por Covid-19 no país.
Vacinação reduz letalidade, mas idosos continuam vulneráveis
Uip reforçou que a vacina segue sendo fundamental para reduzir a gravidade da doença, embora idosos e pessoas com comorbidades permaneçam como grupo de maior risco.
“Nos indivíduos protegidos por vacina, em doses adequadas, ela é imensamente menos letal. Mas, nos extremos de idade, principalmente nos mais velhos com doenças cardíacas ou pulmonares, e entre os não vacinados, a Covid-19 pode ser gravíssima e mortal”, explicou o infectologista.
Multirresistência bacteriana preocupa
Além da Covid-19, o médico chamou atenção para outro desafio urgente: a ameaça das bactérias multirresistentes. Segundo ele, se nada for feito, até 2050 o mundo poderá registrar 38 milhões de mortes por infecções resistentes a antibióticos — número superior ao de óbitos por câncer e doenças cardiovasculares.
Trajetória recente
Atualmente, David Uip ocupa o cargo de secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo e é reitor do Centro Universitário FMABC. Recentemente, foi eleito membro titular da Academia de Medicina de São Paulo.
Com informações do acessenews.com.br