Mega Conversa com Leu Couto e Levi Ramiro sobre a oficina de ritmos e levadas na viola

Da esq. à dir.: Levi Ramiro, conhecido nacionalmente pelo trabalho com a viola caipira e por montar os seus próprios instrumentos, e Leu Couto, gestora do espaço Lá Brincante e produtora cultural. Foto: Ane Xavier.
  • Ane Xavier
  • Atualizado: 01/10/2025, 05:00h

Vitória da Conquista receberá hoje (1º) a Oficina de Ritmos e Levadas na Viola, realizada no Lá Brincante Casa de Arte. O encontro gratuito será voltado para músicos, estudantes e produtores culturais a partir dos 15 anos e contará com a condução do violeiro e artesão Levi Ramiro, conhecido nacionalmente pelo trabalho com a viola caipira e pela construção de instrumentos próprios.

Sobre a iniciativa, a gestora do espaço, Leu Couto, afirmou em entrevista ao Mega Conversa: “O Lá Brincante é um espaço das artes. A gente tem vários cursos — aula de viola, pandeiro, violão — e está sempre promovendo oficinas. O Levi Ramiro foi um presente, trazendo sua experiência para nossa comunidade”.

Levi Ramiro destacou a importância de trocar experiências: “Sempre que faço essas viagens procuro contatos com amigos para, além das apresentações, promover também essa troca de saberes. Gosto de estar em espaços culturais, refletindo com as pessoas sobre arte, vida e valores importantes nessa travessia”.

Durante a oficina, serão apresentados mais de 20 ritmos e variações da viola. Segundo Levi: “Eu gosto sempre de começar com o básico: toadas, modas de viola, ritmos mais tradicionais, porque eles são a base de todo o resto. A ideia foi mostrar que a viola tem uma riqueza enorme. Mesmo quem já toca sempre descobre algo novo”.

Leu Couto ressaltou a relevância da iniciativa para a cena local: “Estamos não só oferecendo uma oficina, mas também fortalecendo nossa cena cultural. Representa inspiração, mostrando que é possível trilhar um caminho artístico sólido, respeitando tradições e, ao mesmo tempo, inovando”.

O projeto foi viabilizado pelo edital Heleusa Câmara da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Ouça o programa produzido e apresentado por Ane Xavier, abaixo.

Comentários


Instagram

Facebook