Mais de 99 mil trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial; prazo vai até 2025
Foto: Vitor Vasconcelos/Secom PR
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que 99.012 trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial referente a 2023. O valor total disponível chega a R$ 114,3 milhões.
Segundo a pasta, os servidores públicos que tiveram atraso no pagamento receberão o benefício em 15 de outubro. A consulta para saber se tem direito ao saque estará liberada a partir de 5 de outubro, por meio da Carteira de Trabalho Digital (aplicativo gratuito na App Store e Google Play) ou pelo Portal Gov.br.
O benefício pode ser retirado até 29 de dezembro de 2025.
Quem tem direito ao Abono
De acordo com o MTE, já receberam o pagamento 97,09% dos trabalhadores que têm direito. O Abono Salarial é destinado a quem:
-
está cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
-
trabalhou com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2023 (consecutivos ou não);
-
recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês;
-
teve os dados corretamente informados pelo empregador na RAIS ou no eSocial.
Onde sacar o valor
-
Caixa Econômica Federal: o pagamento é feito em conta corrente, poupança ou na poupança social digital (acessada pelo app Caixa Tem). Quem não tiver conta pode sacar em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui.
-
Banco do Brasil: o valor cai direto na conta do trabalhador. Para quem não possui conta ou chave Pix, o saque pode ser feito nas agências.
Mais informações
Dúvidas podem ser tiradas nos canais de atendimento do MTE, nas Superintendências Regionais do Trabalho ou pelo telefone 158.
Com informações do MTE







