Vitória da Conquista recebe II Congresso de Transplantes de Órgãos e Tecidos da Região Sudoeste da Bahia

  • Da Mega
  • Atualizado: 04/09/2025, 12:53h

Vitória da Conquista sedia amanhã, na sexta-feira (5) e sábado (6), o II Congresso de Transplantes de Órgãos e Tecidos da Região Sudoeste da Bahia. O evento será realizado no auditório do CEMAE e traz como tema central “Da Doação à Vida: O Caminho do Transplante”.

As inscrições já foram encerradas, com a participação confirmada de mais de 400 profissionais da saúde, vindos de Vitória da Conquista e municípios vizinhos.

A iniciativa acontece no Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos, reforçando o papel da informação e do diálogo na construção de uma sociedade mais solidária e engajada nessa causa.

A programação reunirá profissionais da saúde, estudantes, gestores públicos, representantes da Central Estadual de Transplantes, Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), Organização de Procura de Córneas (OPC), hospitais, universidades e membros da sociedade civil, em um espaço voltado para o debate sobre avanços, desafios e perspectivas na área de doação e transplantes.

Na sexta-feira (5), a abertura será realizada às 17h, seguida por palestras magnas e programação cultural que se estende até as 22h. No sábado (6), pela manhã, entre 8h e 12h, acontecem palestras e mesas temáticas sobre o panorama da doação e transplantes. À tarde, entre 14h e 18h, a agenda inclui a palestra “A implantação do Programa de Transplante Hepático e Renal no Sudoeste da Bahia: o que temos de novo?”, com o cirurgião geral Luiz Fernando Veloso, do Grupo de Transplantes do HSVP.

Em seguida, ocorre a mesa redonda “Do Diagnóstico ao Transplante”, moderada pelo médico Eraldo Salustiano de Moura, que contará com a participação da secretária municipal de Saúde, Fernanda Oliveira Maron, e dos médicos nefrologistas Igor Thiago Alvim Cardoso, Washington Luís Viriato Sampaio e Maria Teresa Araújo de Lorenzo Barcia. A programação será encerrada com um debate interativo, mensagem final e coquetel de confraternização.

O congresso tem como objetivos discutir o panorama atual da doação e transplantes no Brasil, na Bahia e no Sudoeste, aprofundar o debate sobre captação, logística, acolhimento familiar e manutenção do potencial doador, compartilhar experiências interdisciplinares e acadêmicas, além de sensibilizar profissionais, estudantes e a comunidade para o engajamento institucional e social em torno da doação de órgãos.

 

Comentários


Instagram

Facebook