Mostra Cinema Conquista abre inscrições para oficinas e masterclass gratuitas

Atividades acontecem em parceria com a Uesb e o Programa Janela Indiscreta
  • Da Mega
  • Atualizado: 01/09/2025, 03:55h

A 16ª edição da Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema será realizada entre os dias 7 e 12 de setembro, em Vitória da Conquista. Além das exibições gratuitas de filmes no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, na Praça CEUs e em distritos do município, a programação inclui oficinas e uma masterclass voltadas à formação no setor audiovisual.

As atividades formativas acontecem em parceria com a V Semana de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e o Programa Janela Indiscreta.

De 8 a 12 de setembro, sempre das 14h às 18h, serão realizadas quatro oficinas na Uesb:

• Pesquisa para Audiovisual e Projetos de Memória, com Raul Ribeiro;

• Maquiagem para Pele Preta no Audiovisual, com Michele Aguiar;

• Roteiro e Storytelling Cinematográfico, com Denis Martins;

• Continuístas no Audiovisual, com Glaucia Pelliccione.

No dia 10 de setembro, das 16h30 às 18h, será realizada a masterclass Arrebol – Do Roteiro à Pós, ministrada por Duba Rodrigues, diretor e roteirista de curtas como Seresta (2022) e Arrebol (2025). A atividade abordará as etapas do processo criativo, da escrita à finalização.

De acordo com Filipe Gama, coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, a realização conjunta com a Mostra coincide com os 15 anos do curso e busca ampliar os espaços de debate e de exibição voltados ao cinema brasileiro contemporâneo.

As inscrições para oficinas e masterclass já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial da Mostra.

A Mostra Cinema Conquista foi criada em 2004 e, neste ano, presta homenagem ao curso de Cinema e Audiovisual da Uesb. O evento é uma realização da Movimenta – Cultura e Arte, em parceria com a Uesb e o Programa Janela Indiscreta. Conta com apoio institucional da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e financiamento do Governo do Estado da Bahia, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura.

Comentários


Instagram

Facebook