Dia do Pediatra reforça importância da atenção à saúde infantil e destaca trabalho no Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista

Neste domingo, 27 de julho, foi celebrado o Dia do Pediatra — data que homenageia os profissionais dedicados ao cuidado da saúde e bem-estar das crianças. Mais do que uma comemoração, o dia convida à reflexão sobre a importância de políticas públicas voltadas à infância e sobre como essas ações se concretizam no dia a dia.
Em Vitória da Conquista, município que abriga mais de 33 mil crianças de 0 a 6 anos, conforme o Censo 2022 do IBGE, o cuidado com os pequenos começa desde os primeiros momentos de vida, especialmente no Hospital Municipal Esaú Matos. A unidade é referência em atendimento pediátrico para o interior da Bahia e Norte de Minas Gerais, sendo mantida pela Prefeitura e administrada pela Fundação Pública de Saúde.
Somente entre janeiro e junho deste ano, o hospital realizou 13.181 atendimentos pediátricos — uma média de 2.197 por mês. Para garantir essa ampla assistência, a equipe conta com cerca de 40 médicos, entre pediatras e clínicos gerais, que atuam em regime de plantão 24 horas por dia, sete dias por semana. A demanda vem não apenas de Vitória da Conquista, mas também de municípios vizinhos e até de outros estados.
Coordenadora do setor de pediatria do Esaú Matos e médica da unidade desde 2016, a pediatra Daniela Aguilar Gobira Alves relata os desafios enfrentados em uma unidade com grande fluxo de pacientes:
“É um desafio diário, porque o nosso hospital recebe muitos pacientes, mas a gente faz o melhor serviço dentro das nossas possibilidades. Ver uma criança que entrou gravemente doente e sair bem, dar um tchau, um abraço, é uma vitória!”
Já a médica residente Camila Gomes Magalhães fala com emoção sobre sua escolha pela pediatria:
“Nos momentos difíceis, as crianças transmitem leveza e nos arrancam sorrisos, tornando os dias mais bonitos e os sacrifícios mais suportáveis. Espero que haja cada vez mais valorização dos especialistas e dos serviços de atenção à infância. Que possamos exercer um cuidado integral e digno ao paciente pediátrico.”
Para a população atendida, a confiança no serviço é resultado da dedicação das equipes. Tatiana Oliveira, moradora da zona rural, levou a filha Beatriz, de 6 anos, para atendimento na unidade e elogiou o acolhimento recebido:
“Minha neném estava com febre e cansaço, daí trouxe ela para ser atendida no Esaú. Ela foi examinada e a gente recebeu as orientações. Não tenho do que reclamar, foi tudo ótimo.”
A diretora-geral do hospital, Ceres Almeida, também ressaltou a relevância do trabalho desempenhado pelos profissionais da pediatria:
“A assistência pediátrica é um dos pilares mais importantes dos serviços prestados aqui. O comprometimento no atendimento à saúde de centenas de crianças e adolescentes que passam diariamente por essa unidade é reflexo da dedicação de toda a equipe. Este é um momento muito oportuno para reconhecer e agradecer o papel fundamental dos nossos pediatras.”
Com informações do Blog Jotinha OnLine.