Vitória da Conquista está entre as cidades mais acessíveis para viver no Brasil em 2025
Uma nova pesquisa revelou que algumas cidades brasileiras ainda podem ser consideradas acessíveis para morar em 2025. O estudo, conforme compartilhado pela revista Ana Maria, levou em consideração despesas com moradia, transporte, alimentação e lazer.
Enquanto as principais capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, lideram os rankings com altos preços, outras regiões oferecem uma rotina financeira muito mais leve, sem precisar abrir mão de qualidade de vida e bem-estar.
O custo de vida em uma cidade é definido por uma combinação de fatores, como valor de aluguel e imóveis, preço da cesta básica, tarifas de transporte e a oferta de empregos e serviços. Esses elementos também influenciam no tamanho das cidades, na facilidade de deslocamento e na presença de universidades e hospitais. Em cidades menores, onde a locomoção pode ser feita a pé ou de bicicleta, os custos fixos acabam sendo menores.
Segundo a pesquisa, as cinco cidades brasileiras com menor custo de vida em 2025 são: Campina Grande (PB), Vitória da Conquista (BA), Aracaju (SE), Mossoró (RN) e Marabá (PA). Em todas essas regiões, a média de preços é mais baixa que os valores nacionais. A economia local costuma ser voltada ao comércio regional e à produção agrícola, o que ajuda a manter os preços acessíveis.
Enquanto as grandes metrópoles enfrentam custos inflacionados pela demanda por imóveis, pelo trânsito e por serviços mais caros, essas cidades se destacam por oferecer serviços públicos mais baratos, infraestrutura urbana eficiente, menor tempo de deslocamento e menos pressão do mercado imobiliário.
Apesar das dúvidas que ainda possam existir sobre a qualidade dos serviços oferecidos, essas cidades têm apresentado bons índices em áreas como saúde, segurança e educação.
Com informações do Jornal Sudoeste