O melhor álbum do Pink Floyd, segundo cada um dos integrantes

Os britânicos do Pink Floyd nos anos 70, mais ou menos na época do The Dark Side of The Moon. Foto: Reprodução
Uma das maiores bandas da história do Rock, o Pink Floyd tem uma discografia recheada de clássicos. O auge dessa fase, vivido entre os anos de 1973 e 1979, resultou em discos como The Dark Side of The Moon, Wish You Were Here, Animals e The Wall. Fica até difícil escolher qual é o melhor, né?!
Esta é uma missão nada fácil, inclusive para os integrantes da banda. Mas ao longo das suas vidas, os quatro membros da formação original – David Gilmour, Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright – contaram em entrevistas qual é o disco favorito de cada um em sua própria discografia. Veja abaixo.
David Gilmour: “Para mim, ‘Wish You Were Here’ é o álbum mais satisfatório que já fizemos”
Em uma entrevista para a revista Guitar World, no ano de 1993, o guitarrista do Pink Floyd, David Gilmour, escolheu o disco Wish You Were Here, lançado em 1975, como o trabalho mais satisfatório da banda.
O álbum sucedeu o aclamado The Dark Side of The Moon, um sucesso de vendas. Na entrevista, Gilmour fala justamente sobre essa pressão imposta aos integrantes para tentar replicar ou até mesmo superar o êxito comercial.
“É justamente sobre isso que o álbum fala – ao menos no que diz respeito a Roger, de qualquer maneira. Aborda aquele sentimento que tivemos ao final de ‘Dark Side’ – aquela coisa de ‘O que você faz quando já fez tudo?’ Mas acho que superamos isso.”
Para o guitarrista, Wish You Were Here é o melhor álbum da banda por ter alcançado o equilíbrio entre a parte lírica e a instrumental.
“Para mim, ‘Wish You Were Here’ é o álbum mais satisfatório que fizemos. Eu realmente o amo. Prefiro ouvir ele a ‘Dark Side of the Moon’. Conseguimos um melhor equilíbrio entre música e letra em ‘Wish You Were Here’. ‘Dark Side…’ foi um pouco longe demais na importância das letras. Ao ponto de as melodias – os veículos para as letras – terem sido negligenciadas. Para mim, uma das falhas de Roger é que às vezes, em seu esforço para transmitir as palavras, ele usa um veículo menos do que perfeito.”
Roger Waters: “Eu curti gravar o 'The Wall'”
O baixista do Pink Floyd, Roger Waters, nunca cravou exatamente qual disco considera como o melhor, mas já falou sobre o álbum que mais gostou de produzir em estúdio com a banda.
O The Wall, de 1979, foi o favorito de Roger Waters. O trabalho teve o conceito construído pelo principal letrista da banda, mas o que ele destaca mesmo é o processo de composição e gravação das faixas. Ele contou sobre isso em seu canal do Youtube, onde responde perguntas feitas por seus fãs.
“Eu curti gravar o 'The Wall'. Na verdade, eu curti gravar todos os discos que fizemos naquela que eu considero ter sido a era de ouro — eu e qualquer pessoa com um mínimo de bom senso! Que foi do 'Dark Side of the Moon' ao 'The Final Cut.'”
Waters ainda acrescentou que o processo foi cansativo, mas interessante.
"Todos eles foram cansativos, mas meio que interessantes, já que na época eu estava compondo muito; e estava curtindo muito o processo de composição e de gravação daquelas músicas. As quais não tenho uma favorita. Eu não tenho um [disco do Pink Floyd em específico] como favorito."
Nick Mason: “O 'The Dark Side of The Moon', pois é o disco mais completo”
Em uma entrevista ao Drummer’s Journal, em 2014, o baterista da banda, Nick Mason, escolheu o The Dark Side of The Moon. Para Mason, o clássico disco lançado em 1973 é “uma mistura adorável de todos nós contribuindo para uma coisa só”.
"Eu escolheria o álbum 'The Dark Side of The Moon', pois é o disco mais completo. Há muitos outros álbuns da banda que eu gosto, mas este possui uma mistura adorável de todos nós contribuindo para uma coisa só. Tem ótimas músicas e as letras de Roger Waters são extraordinárias. O fato dele ter apenas 23 anos de idade naquela época, ainda me surpreende."
Mason também citou o The Wall, que considerou como um trabalho incrível, mas muito longo. Ele confessou que o disco poderia ser mais curto, enquanto o The Dark Side of The Moon poderia ser um pouco maior.
"Acho que o álbum 'The Wall' foi um trabalho incrível, mas provavelmente é muito longo. O que poderia ter sido bom era ter o álbum 'The Dark Side of The Moon' um pouco mais longo e o álbum 'The Wall' um pouco mais curto."
Richard Wright:“‘The Dark Side of The Moon’ foi quando realmente estávamos trabalhando juntos.
Para o já falecido tecladista do Pink Floyd, Richard Wright, The Dark Side of The Moon também é o destaque da discografia. Ele falou sobre o assunto em uma entrevista para a revista Far Out.
“‘The Dark Side of The Moon’ foi quando realmente estávamos trabalhando juntos. Sempre acreditei que ele registra a melhor música do Floyd, quando era uma combinação de Dave, eu e Roger. Digamos que nós três compusemos juntos. Obviamente, há faixas individuais que eu não escrevi ou que Dave não escreveu. Mas, basicamente, estávamos sempre no estúdio tocando juntos.”
No The Dark Side, estão faixas como Us and Them e The Great Gig In The Sky, composições de Wright e que são grandes clássicos do repertório do Pink Floyd.