Estudante de jornalismo da Cásper Líbero discute Glauber Rocha e Nordeste em entrevista ao Up Notícias

Gustavo Lilis, estudante de jornalismo, ao lado do radialista Daniel Moraes. Foto: Divulgação
  • Da Mega
  • Atualizado: 10/07/2025, 04:20h

O estudante de jornalismo Gustavo Lillis, da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, participou de uma entrevista conduzida por Daniel Morais no programa UP Notícias. A conversa teve como foco o artigo de autoria do estudante intitulado "Glauber Rocha e o esquecimento do nordeste brasileiro: os Silvas esquecidos pela própria pátria no purgatório do sol."

Durante a entrevista, Gustavo comentou sobre os principais pontos de seu artigo, no qual estabelece relações entre o contexto histórico do Brasil a partir do ano de 1964 e episódios da história antiga, como a invasão dórica à península balcânica e a diáspora grega. No texto, o autor utiliza essa comparação para refletir sobre o uso da cultura como ferramenta de análise social e histórica, especialmente em períodos de crise política. O estudante argumenta que, assim como os contos homerísticos servem para entender o pensamento social dos antigos gregos, a produção cultural brasileira no período da ditadura pode contribuir para a compreensão dos impactos políticos e sociais vividos naquele contexto.

No artigo, Gustavo destaca Glauber Rocha como uma figura central no cinema nacional. Ele apresenta uma breve trajetória do cineasta, desde a infância em Vitória da Conquista (BA) até sua inserção no cinema por meio de curtas-metragens e do movimento Cinema Novo. O texto aponta ainda a atuação de Rocha em eventos internacionais e sua postura crítica em relação a premiações e ao cinema europeu.

Ao longo da entrevista, o estudante também relatou como teve o primeiro contato com a obra de Glauber Rocha e comentou sua percepção sobre a memória do cineasta em sua cidade natal. A entrevista incluiu ainda uma discussão sobre episódios envolvendo Rocha em festivais como Cannes e Veneza, bem como menções ao filme Terra em Transe e à sua recepção durante o período da ditadura militar no Brasil. 

Ouça a entrevista completa abaixo. 

Comentários


Instagram

Facebook