SMS promove campanha Julho Amarelo com ações de prevenção e diagnóstico das hepatites virais
Durante o mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), promove a campanha Julho Amarelo, com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, especialmente os tipos B e C. A ação visa ampliar a conscientização da população sobre os riscos e formas de combate a essas doenças que continuam a representar um desafio à saúde pública.
As atividades incluem a intensificação da testagem com a realização de testes rápidos e sorologias no Caav e em ações externas; capacitações para profissionais de saúde que atuam em unidades prisionais, Caps AD, Consultório na Rua, Atenção Básica e rede hospitalar (pública e privada); além de ações específicas voltadas a públicos prioritários, como profissionais do sexo, usuários de drogas e pessoas em situação de rua. Também haverá atualização da caderneta de vacinação contra a hepatite B e campanhas de conscientização em redes sociais e na televisão local.
Confira abaixo a programação prevista:
No dia 8 de julho, pela manhã, haverá testagem rápida e vacinação no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e na UPA. No dia 9 de julho, pela manhã, as ações seguem no Hospital Crescêncio Silveira (com testagem e vacinação) e na UFBA (com testagem). Já no dia 10 de julho, haverá testagem e vacinação no Hospital Afrânio Peixoto pela manhã, além de nova ação de testagem na UFBA. No mesmo dia, acontecerá uma capacitação voltada a profissionais do Consultório na Rua e unidades prisionais.
No dia 15 de julho, pela manhã, a Escola Estadual Padre Palmeira recebe a equipe do Caav para testagem. No dia 17, também pela manhã, será realizada uma roda de conversa com apoiadores e representantes das áreas técnicas da Atenção Básica. Entre os dias 18 e 21 de julho, pela manhã, a equipe atua junto à Polícia Rodoviária Federal com testagens rápidas. Já entre os dias 21 e 25, haverá testagens nos turnos da manhã e da tarde no projeto Facilita Saúde.
No dia 24 de julho, pela manhã e à tarde, haverá testagens em uma empresa privada, e à noite será promovida uma ação em uma balada noturna com coleta de exames voltada a profissionais do sexo. No dia 25, as atividades continuam com uma ação semelhante durante o dia. No dia 28, data que marca o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, haverá ações na Praça Nove de Novembro, pela manhã e à tarde. A programação se encerra no dia 30, com uma ação noturna na Casa de Apoio a Pessoas em Situação de Rua.
Além dessas ações, todas as unidades de saúde do município foram orientadas a promover um Dia D de conscientização e diagnóstico precoce em seus territórios. Para encerrar o mês, será realizada a Semana de Intensificação das Hepatites Virais, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto.
Para participar da campanha ou obter mais informações, os cidadãos podem procurar o Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) ou a unidade de saúde mais próxima.