Exposição da COOPMAC é novamente cancelada por falta de acordo com o governo do Estado

  • Da Mega
  • Atualizado: 07/05/2025, 01:04h

A 54ª edição da Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, prevista para ser realizada neste ano pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), foi oficialmente cancelada na manhã desta quarta-feira (7). A Coopmac vinha negociando há algumas semanas com o Governo do município e o Estado em busca de apoio financeiro. 

As primeiras informações apontam que foi justamente este fator que se tornou inviável produzir a Exposição em 2025. Apesar de ter proposta dos deputados estaduais Zé Raimundo (PT) e Fabrício Falcão (PCdoB), além do deputado federal Waldenor Pereira (PT), as negociações com o governo da Bahia fracassaram.

Em fevereiro, a Coopmac já tinha dúvidas a respeito da Exposição para este ano. Naquele mês, a Cooperativa publicou uma nota afirmando que o evento seria cancelado por conta de “desafios inesperados, gerados pela falta de transporte financeiro necessário por parte das iniciativas públicas e privadas e com agravante da aproximação dos dados, passando a representar um risco real de prejuízo [...]”. 

Após a publicação da nota, a Prefeitura também se pronunciou argumentando que faria os esforços necessários para que a Exposição ocorresse. “Nós somos entusiastas da exposição agropecuária e estamos dispostos a continuar conversando para encontrar o ponto de metas, porém é preciso ter responsabilidade e convocar outros entes para que também olhem com atenção e de forma prática e objetiva para Vitória da Conquista”, disse a Prefeita, Sheila Lemos, naquela época.

Já hoje, após a Exposição ter sido cancelada outra vez, a Gestão Municipal publicou mais um pronunciamento por meio da Secretaria de Comunicação (SECOM). Um trecho diz que "a prefeita Sheila Lemos ressalta 'que as portas da administração municipal estão abertas para conversar sobre o apoio à exposição'. Contudo, a gestora reitera a importância dos governos federal e estadual, além da iniciativa da privada participarem desta parceria que traz benefícios para toda a região sudoeste."

O retorno da Exposição no ano passado, após um hiato de quase sete anos, foi comemorado pelos expositores e pelos visitantes, que desta vez terão que esperar pelo menos mais um ano para estarem em outra edição.

Comentários


Instagram

Facebook