Vitória da Conquista registra primeiro caso de zika em 2025 e reforça alerta para arboviroses

Foto: Reprodução / PMVC
  • Da Mega
  • Atualizado: 03/04/2025, 02:59h

O Sistema Nacional de Notificação (Sinan) registrou 105 notificações suspeitas para arboviroses em Vitória da Conquista durante a 13ª Semana Epidemiológica (23 a 29 de março). Do total, 103 casos foram suspeitos de dengue, um de chikungunya e um de zika. Este é o primeiro caso confirmado de zika na cidade neste ano.

Desde o início de 2025, foram notificados 1.529 casos suspeitos de dengue, 60 de chikungunya e cinco de zika. Atualmente, 779 notificações ainda aguardam resultados para dengue e 28 para chikungunya.

Em comparação com o mesmo período de 2024, houve uma redução de 97% no número de notificações. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Amanda Lima, atribui essa queda às ações de combate às arboviroses no município, mas reforça a necessidade de manter a vigilância. “Esse dado reflete o resultado positivo das ações de combate às arboviroses no município, mas lembramos a todos que seguimos em situação de alerta, porque ainda estamos com notificações acima de 95 casos por semana”, destacou.

Alerta para gestantes

Diante da confirmação do primeiro caso de zika, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçou a importância dos cuidados para gestantes, recomendando o uso de repelente, roupas que protejam a pele e a instalação de telas de proteção em janelas e portas. "Neste momento, nós orientamos nossas gestantes a fazerem uso de repelente, ou de calça, de roupa protetora, usar telas em casa e os demais cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, chikungunya e zika", alertou a coordenadora.

Casos graves e prevenção

O boletim da SMS também informou que duas pessoas foram hospitalizadas com suspeita de dengue no período analisado. Além disso, um óbito suspeito pela doença está em investigação pela Câmara Técnica de Investigação de Óbito por Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab).

A prefeitura reforçou a necessidade da população adotar medidas preventivas, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Entre as principais ações recomendadas estão o descarte correto de lixo, a limpeza frequente de caixas d’água e a eliminação de recipientes que possam acumular água.

Vacinação contra a dengue

A vacina contra a dengue continua disponível nas unidades de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, essa faixa etária tem um alto índice de hospitalizações por dengue, ficando atrás apenas dos idosos, grupo que não foi incluído na campanha de vacinação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para mais informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti em Vitória da Conquista, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Endemias pelo telefone (77) 3429-7421.

*Com informações do Jornal Conquista

Comentários


Instagram

Facebook