Vitória da Conquista promove ações de conscientização no Dia Mundial do Autismo
Na próxima quarta-feira (2) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo ampliar o debate sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância do acesso a diagnósticos precoces, terapias e educação inclusiva.
Neste ano, a campanha tem como tema “Celebrando a Neurodiversidade”, com foco na criação de ambientes que favoreçam a participação plena de autistas na sociedade.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista desenvolve ações voltadas ao atendimento de pessoas com TEA por meio da Rede de Apoio Psicossocial. O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps i) atende atualmente 3.093 usuários ativos, sendo 1.279 com diagnóstico de TEA. Já o Caps II, que recebe adultos com sofrimento psíquico grave, conta com cerca de 3.100 usuários ativos, dos quais 10% possuem o diagnóstico.
O município também disponibiliza a Carteirinha do Cadastro de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que assegura prioridade no acesso a serviços públicos e já conta com 1.036 cadastros. A expectativa é de ampliação devido às ações de conscientização realizadas ao longo do ano.
Como parte da campanha, o Caps i realizou, nesta segunda-feira (1), uma atividade voltada para crianças e adolescentes autistas e seus familiares. A programação incluiu brincadeiras sensoriais, atividades de pintura e jogos. Para o público adulto, ao longo do mês de abril, serão realizadas ações em grupos terapêuticos e oficinas temáticas sobre o TEA.
A campanha Abril Azul busca ampliar a conscientização sobre o autismo e incentivar o debate sobre o tema. Ao longo do mês, diferentes iniciativas promovem o acesso à informação e reforçam a importância da inclusão social de pessoas com TEA.