ANAC suspende operações da Voepass em todo o Brasil nesta terça-feira (11)

Foto: Flickr
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou, na madrugada desta terça-feira (11), a suspensão imediata das operações da companhia aérea Voepass, antigo Passaredo. A medida, de carácter cauteloso, manter-se-á em vigor até que a empresa demonstre a correcção de não conformidades relativas aos sistemas de gestão previstos em regulamentos.
Motivos da Suspensão
A decisão da ANAC corrige a “incapacidade da Voepass em solucionar irregularidades identificadas durante a supervisão realizada pela agência, bem como a violação das condicionantes impostas anteriormente para a integridade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos”.
A Voepass, formada pela união da Passaredo Transportes Aéreos e da Map Linhas Aéreas, opera atualmente com uma frota de seis aeronaves, atendendo a 15 localidades com voos comerciais e duas por meio de contratos de fretamento.
Questionada, a Voepass afirmou que iniciou as tratativas internas para cumprir as exigências.”Essa decisão tem um impacto imensurável para milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e contam com seu serviço, por isso, colocaremos todos os esforços para retomar a operação o mais breve possível”, disse.
Histórico de Fiscalizações
A companhia está sob fiscalização desde agosto de 2024, quando um acidente aéreo em Vinhedo (SP) resultou na morte de 62 pessoas. Após o incidente, a ANAC implementou uma operação assistida de fiscalização nas instalações da Voepass, exigindo medidas como redução da malha aérea, aumento do tempo de solo das aeronaves para manutenção, troca de administradores e a execução de um plano de ações para corrigir as irregularidades.
No final de fevereiro de 2025, novas auditorias identificaram a manipulação da eficiência do sistema de gestão da empresa e o descumprimento sistemático das exigências feitas pela ANAC. Foi constatada a reincidência de irregularidades anteriormente previstas sanadas, além da falta de efetividade no plano de ações corretivas. Esses fatores levaram à “quebra de confiança” nos processos internos da Voepass.
Orientações aos Passageiros
Com a suspensão das operações, os passageiros indicados deverão procurar o Voepass ou a agência de viagens responsável pela emissão do bilhete para solicitar reembolso ou reacomodação em voos de outras companhias.
A ANAC reforça seu compromisso com a segurança operacional e continuará monitorando as ações corretivas da Voepass, garantindo que a empresa atenda aos padrões exigidos para a retomada de suas operações.
*Matéria do Blog do Caique Santos, com informações do Estadão e SBT News.