De olho no futuro: Lei promete reforçar doações de sangue e medula na cidade
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou, e o governo municipal sancionou, a Lei nº 2.969/2025, que visa fortalecer a conscientização e o incentivo à doação de sangue e medula óssea no município. A norma, proposta pela vereadora Márcia Viviane (PT), estabelece campanhas de comunicação, parcerias com hemocentros e eventos públicos para mobilizar a população.
Um dos destaques da lei é a criação do Dia D Municipal de Doação de Sangue e Medula Óssea , realizada anualmente em 14 de junho, alinhada ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Nessa informação, serão realizadas ações de coleta e conscientização. Além disso, a lei prevê um programa de reconhecimento aos doadores, com certificados e homenagens.
O Brasil já é referência nessa área, ocupando o terceiro lugar no ranking mundial de doadores de medula óssea, com mais de 5 milhões de cadastros no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Esse número tem garantido que cerca de 70% dos pacientes brasileiros encontrem doadores compatíveis, com possibilidade de busca em uma rede internacional que soma mais de 41 milhões de voluntários.
A vereadora Márcia Viviane destacou que a lei reforça o compromisso da cidade com a saúde pública e a solidariedade. “Essa iniciativa estimula a participação cidadã em ações que salvam vidas, fortalecendo a rede de doadores e contribuindo para um impacto positivo em toda a comunidade”, afirmou.
*Com informações da Ascom Câmara de Vereadores