Projeto Muralha Digital está em fase experimental e deve iniciar fiscalização eletrônica em janeiro de 2025

  • Da Mega
  • Atualizado: 19/12/2024, 01:25h

A Prefeitura de Vitória da Conquista irá inaugurar, na manhã desta sexta-feira (20), a Central de Monitoramento Muralha Digital, localizada na Avenida Juracy Magalhães, onde funciona o Hub Conquista. A fiscalização eletrônica do trânsito está prevista para iniciar em primeiro de janeiro de 2025, e o principal objetivo é reduzir o índice de acidentes. De acordo com a Prefeitura, entre  janeiro e novembro deste ano foram registrados 2.683 sinistros com vítimas.

A parte de videomonitoramento já está em fase experimental, apenas restando ajustes de rede. Também está em andamento a expansão da área monitorada, que inclui vias das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade. São 40 câmeras de videomonitoramento, todas identificadas com sinalização vertical e com os dizeres: “Via com Trânsito Monitorado”.

Saiba mais: Muralha digital: cerco de segurança? Sem resposta da prefeitura, projeto traz dúvidas quanto ao seu funcionamento

Os equipamentos metrológicos de velocidade (popularmente conhecidos como radares) já foram aferidos. Servidores do Simtrans, que serão responsáveis por operar o sistema de monitoramento, já passaram por treinamento. A expectativa é de que outros órgãos, como Guarda Municipal e Samu 192, também sejam integrados à equipe.

O sistema da Muralha Digital será operado a partir do Centro de Comando e Controle (CICC), localizado na sede do HUB Conquista, na Avenida Juracy Magalhães.

Comentários


Instagram

Facebook