Projeto Muralha Digital está em fase experimental e deve iniciar fiscalização eletrônica em janeiro de 2025
A Prefeitura de Vitória da Conquista irá inaugurar, na manhã desta sexta-feira (20), a Central de Monitoramento Muralha Digital, localizada na Avenida Juracy Magalhães, onde funciona o Hub Conquista. A fiscalização eletrônica do trânsito está prevista para iniciar em primeiro de janeiro de 2025, e o principal objetivo é reduzir o índice de acidentes. De acordo com a Prefeitura, entre janeiro e novembro deste ano foram registrados 2.683 sinistros com vítimas.
A parte de videomonitoramento já está em fase experimental, apenas restando ajustes de rede. Também está em andamento a expansão da área monitorada, que inclui vias das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade. São 40 câmeras de videomonitoramento, todas identificadas com sinalização vertical e com os dizeres: “Via com Trânsito Monitorado”.
Os equipamentos metrológicos de velocidade (popularmente conhecidos como radares) já foram aferidos. Servidores do Simtrans, que serão responsáveis por operar o sistema de monitoramento, já passaram por treinamento. A expectativa é de que outros órgãos, como Guarda Municipal e Samu 192, também sejam integrados à equipe.
O sistema da Muralha Digital será operado a partir do Centro de Comando e Controle (CICC), localizado na sede do HUB Conquista, na Avenida Juracy Magalhães.