Semana de Prevenção contra o HIV/AIDS começa nesta segunda-feira em Vitória da Conquista
Começa nesta segunda-feira (2) em Vitória da Conquista a Semana de Prevenção “Dezembro Vermelho, prevenir é viver”, uma campanha contra o vírus do HIV/AIDS.
Realizada pela Prefeitura do município, a campanha tem por objetivo a promoção do diagnóstico precoce e conscientizar sobre o uso do preservativo em todas as relações sexuais, além de assegurar que os pacientes já diagnosticados mantenham o uso regular da terapia antirretroviral (TARV).
Durante a campanha, que segue até sexta-feira (6), serão realizadas ações voltadas para a prevenção e o diagnóstico do HIV/Aids, com oferta de teste rápido, distribuição de preservativos e lubrificantes no CAAV, unidades de saúde, empresas privadas, conjunto penal e na praça Nove de Novembro. Além disso, haverá palestras e capacitações sobre HIV, Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), envolvendo profissionais médicos e enfermeiros das unidades de saúde.
Segundo a Prefeitura de Vitória da Conquista, a campanha está alinhada com as metas do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visam, até 2030, diagnosticar 95% das pessoas que vivem com HIV, tratá-las e suprimir a carga viral dessas 95% pessoas, contribuindo para a quebra da cadeia de transmissão e promovendo uma melhor qualidade de vida para quem vive com o vírus.
Ainda de acordo com a Prefeitura, em 2023, foram diagnosticados 224 casos de HIV e, de janeiro a outubro deste ano, foram registrados 138 casos, no município. Em relação aos óbitos por HIV/Aids, foram registrados 13 óbitos no Sistema de Informação Sobre Mortalidade em 2023 e, até outubro de 2024, 14 óbitos.
Veja a programação:
2 a 06/12 (segunda-feira a sábado): Semana de intensificação das ações voltadas para o HIV/Aids, com realização de teste rápido, distribuição de preservativos e lubrificantes no CAAV – 8h às 16h.
2/12 (segunda-feira): Ação na praça Nove de Novembro, com oferta de testes rápidos de HIV, autotestes, preservativos masculinos e femininos, e lubrificantes – 9h às 14h.
4/12 (quarta-feira): Testagem em pessoas privadas de liberdade no conjunto penal – 8h às 12h.
5 e 6/12 (quinta e sexta-feira): Capacitação sobre HIV, PEP e PrEP com profissionais médicos e enfermeiros da atenção básica – 14h às 17h.
11/12 (quarta-feira): Capacitação com as maternidades públicas e privadas do município – 8h às 12h.